06/10/2024 às 15h11min - Atualizada em 06/10/2024 às 15h11min
ELEIÇÕES EM IBITINGA: Abstenção deve bater recorde e chegar a 35%
A maioria da população votou logo pela manhã, entre as 08h e as 10h e a partir disso, a presença dos eleitores foi consideravelmente baixa.
Foto: Portal Ternura Dia de sol quente, calor de 37 graus, umidade relativa do ar muito baixa em 10%, poeira com 55 dias sem chuvas significativas em Ibitinga foi um dos motivos que aumentou a abstenção de forma considerável em Ibitinga.
Pela estimativa do Portal Ternura, a abstenção que nas eleições municipais em 2020 foi de 28% em Ibitinga, neste ano de 2024, deve subir ainda mais e chegar nos 35% ou mais, batendo recorde de abstenções nas urnas da cidade.
Outro fator que deve ter contribuído para o aumento das abstenções foram as brigas entre os candidatos rivais que polarizou as redes sociais durante a campanha e em especial nos últimos 15 dias. Ataques de todos os lados e metralhadoras disparando fake news nas redes sociais. Isso fez com que os eleitores, cujo perfil mudou porque ninguém gosta mais de ataques pessoais, contribuísse para afugentar os eleitores das urnas.
Desde manhã, as escolas estavam vazias, principalmente a partir das 10h30. A maioria votou logo pela manhã, entre as 08h e as 10h e a partir disso, a presença dos eleitores foi consideravelmente baixa.
ABSTENÇÃO ALTA – COEFICIENTE BAIXO Com a alta abstenção e com a média de 12% de votos branco e nulo, o Coeficiente Eleitoral também vai cair. O que antes era considerado 3100 votos de coeficiente para eleger um Vereador, deve ficar em 2.700 votos.
POLÍCIA NÃO REGISTRA OCORRÊNCIAS NESTA ELEIÇÃO Embora o clima de guerra perdurou até a meia noite de sábado, 05, nas Redes Sociais, hoje o dia foi tranquilo para a Polícia e para a Justiça Eleitoral que praticamente não teve trabalho. Nossa reportagem conversou com policiais que estão trabalhando nas escolas e ouviu que nenhuma ocorrência de grande porte tenha acontecido até 15h.
ELEITORES QUIETOS Outra marca desta eleição municipal foi o fato de os eleitores votarem em silencia sem qualquer manifestação. Diferente dos anos anteriores quando a população deixava transparecer a preferência por um determinado candidato, nestas eleições, o comportamento dos eleitores foi diferente, o que deixou os candidatos preocupados e perdidos com relação a qualquer previsão. A verdade vai ficar com as urnas e somente a partir das 17h.
Nossa reportagem notou que alguns candidatos se mostravam pessimistas e outros mais otimistas, mas ninguém com certeza de vitória.
VOCÊ VAI SABER EM PRIMEIRA MÃO QUE SERÁ O PREFEITO OU PREFEITA EM IBITINGA ACOMPANHANDO A COBERTURA DAS ELEIÇÕES PELAS EMISSORES DO GRUPO ROQUE DE ROSA DE COMUNICAÇÃO E TAMBÉM PELO PORTAL TERNURA.