18/08/2022 às 10h21min - Atualizada em 18/08/2022 às 10h21min

Prefeitura de Ibitinga implementa Lei criada pela Vereadora Daniela

A Lei 5.282 de 1º de dezembro de 2021 começou a ser implementada apenas em agosto de 2022.

Portal Ternura
Prefeitura de Ibitinga implementa Lei criada pela Vereadora Daniela. Foto: Divulgação
 
Diante do crescente consumo de produtos eletrônicos de alta tecnologia como celulares e computadores, assim como de produtos como pilhas, lâmpadas eletrônicas (florescentes e LED), baterias, entre outros itens; a Vereadora Daniela da Rádio, de Ibitinga (SP), apresentou o Projeto de Lei Ordinária 123/21 que cria a coleta de lixo eletrônico, através de instalação de contêineres nas repartições públicas do município para que, periodicamente, sejam encaminhados a centros autorizados de descarte.
Projeto foi apresentado pela vereadora Daniela da Rádio. Imagem: Divulgação
 
Recebendo apoio de todos os Vereadores da Câmara Municipal o Projeto foi aprovado e sancionado pela Prefeita Cristina, tornando-se Lei em 1º de dezembro de 2021.
Em agosto deste ano a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente inicia o recolhimento destes materiais, porém apenas na sede da Prefeitura Municipal.
“O Projeto apresentado por mim e sancionado pela Prefeita visa atender toda a cidade e a disponibilização deste ponto de descarte apenas no prédio da Prefeitura dificulta muito o acesso de moradores dos bairros mais distantes do centro; é preciso que em cada bairro tenha um pondo de descarte de lixo eletrônico”, comentou a Vereadora Daniela.
Os equipamentos eletrônicos contêm diversos elementos químicos que são nocivos à saúde e principalmente ao meio ambientes como níquel-cádmio e óxido de mercúrio, além de chumbo ácido.
“A iniciativa de propor pontos de coleta de equipamentos eletrônicos sem uso é essencial; tanto sob o ponto de vista de preservar a natureza, como também para as pessoas que acabam amontoando coisas velhas em casa e não sabem como descartar”, afirmou Lucas de Souza, que é técnico em Informática, à nossa reportagem.
Moradores de diversos bairros da cidade, após acompanharem matéria sobre o único ponto disponível de descarte de materiais eletrônicos estar na sede da Prefeitura também entraram em contato com nossa equipe de reportagem afirmando da dificuldade de se dirigir ao centro da cidade, em especial por ser apenas em horário comercial.
“Vamos entrar em contato com o Departamento responsável pela implementação desta Lei para que realmente toda cidade seja atendida, conforme apresentei em meu Projeto”, finalizou Daniela.
Lei 5.282 de 1º de dezembro de 2021. Imagem: Divulgação
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.