06/08/2022 às 07h38min - Atualizada em 06/08/2022 às 07h38min

Formatura dos Guardas Civis Municipais de Ibitinga foi marcada por emoções e honrarias

Cerimônia aconteceu na noite de quinta-feira (04).

Portal Ternura
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
Na noite de quinta-feira (04), aconteceu a formatura dos cursos de graduação de segunda classe de formação dos Guardas Civis Municipais (GCM) de Ibitinga (SP). Na ocasião também foi entregue a honraria aos mais antigos por serviços públicos prestados. 
“Os cursos de habilitação dos GCMs, a  graduação de 2ª classe e de formação, tem como objetivo primordial habilitar os agentes para esta filosofia, possibilitando aos mesmos o desempenho das funções, cargos e encargos próprios, desenvolvendo princípios éticos e os capacitando de forma física e intelectual”, explicou o diretor de Segurança, Paulo Verderi.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
 Homenagens 
Durante o evento foi destacada a importância da atuação da GCM e da estruturação da mesma para atuação no âmbito municipal. “Com a regularização e o aumento do contingente, a Guarda passou a ser respeitada e não mais os ‘guardinhas’ que eram vistos como vigilantes”, ponderou o secretário municipal de Segurança, Cláudio Alcalá Moreira em seu discurso. 
A família do Guarda Miguel Carlos Domingues, falecido em uma fatalidade em 24 de julho, também esteve presente e recebeu uma singela homenagem em reconhecimento a todos os serviços prestados por ele ao município. “A família azul marinho sentiu a partida deste nosso irmão (...) Miguel estará para sempre em nossa memória como um veterano que se foi, mas que sempre estará presente”, dizia o texto lido aos familiares, que receberam uma placa de honraria em nome do GCM. 
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
O Chefe da Guarda, Lucas Viana Marcellino, em sua fala também destacou: “A GCM já é uma organização bem diferente do que quando nela ingressei, e tantas melhorias ainda deverão ocorrer, pois o impulso dado por estes administradores foi imprescindível para que isso ocorra”. 
Ainda, foi também realizada uma fala em homenagem ao Guarda Mais antigo, José Augusto Valente, que completa 39 anos de ofício este ano. “Fico pensando o quanto este veterano já se expôs com o uniforme azul marinho, quantas noites em claro, quantos eventos, feira dos bordados, festas, quermesses, eleições, enfim, quanto este homem vivido sabe da história Ibitinguense. Que esta pequena homenagem, Zé, seja um reconhecimento ao que você representa em se falando dos veteranos, que nos antecedeu”.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
A Prefeita Municipal, Cristina Arantes, em seu discurso, destacou a imensa importância do investimento na Guarda Civil Municipal e o quanto isso representa ao município. “É um trabalho de extrema importância, durante esses dois anos de pandemia, a segurança e a saúde não pararam um minuto. Foi um desafio a todos nós, principalmente a vocês. A cada um de vocês meu respeito e gratidão”. 
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
Entrega dos certificados
Ao final da cerimônia foram entregues os certificados de Guarda Civil Municipal aos formandos, o de graduação de segunda classe de formação e também a honraria de agradecimento aos importantes serviços públicos prestados aos GCMs veteranos.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.