22/07/2022 às 10h16min - Atualizada em 22/07/2022 às 10h16min

Ibitinga: Rede Municipal de Ensino capacita auxiliares de alunos com autismo

Qualificação especializada foi contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

Portal Ternura
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
A Rede Municipal de Ensino de Ibitinga (SP) está investindo na capacitação de professores e auxiliares que acompanham alunos com autismo dentro das salas de aula, das escolas e creches municipais. A qualificação especializada foi contratada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.
Neste mês de julho, aconteceram os dois primeiros encontros de um curso que segue até o final do ano, com palestras, seminários, treinamentos, troca de experiências e prática supervisionada – com o objetivo de proporcionar melhores condições na prestação do serviço educacional para crianças que estão dentro do espectro autista.
“Temos, atualmente em nossas salas de aula, cerca de 60 alunos com Transtorno do Espectro Autista. Cada um possui seu lugar, sua importância, os seus direitos e suas necessidades que precisam ser compreendidas para uma inclusão educacional eficaz e apropriada. Para isso, é necessária uma qualificação profissionalizada, visando o bem estar e a desenvolvimento de cada um desses alunos”, disse a Secretária de Educação, Claudenice Xavier Borali.
“A pessoa que está dentro do espectro autista possui todos os direitos humanos, incluindo o acesso à educação. Tabus e preconceitos em torno desse tema precisam ser quebrados para que o desenvolvimento da criança e do adolescente seja alcançado em todos os sentidos, em especial, no desenvolvimento educacional”, complementou a supervisora municipal de ensino, Josiane Fernandes de Oliveira.
De acordo com a Secretaria de Educação de Ibitinga, a qualificação foi direcionada aos profissionais auxiliares, que já acompanham os alunos com TEA em sala de aula. “Esses profissionais ficam presentes e próximos ao aluno, auxiliando-os nas aulas de forma diferenciada e de acordo com a necessidade de cada um”, explicou Claudenice.
Transtorno do Espectro Autista
O TEA é uma desordem do neurodesenvolvimento, caracterizada – principalmente - por dificuldades na comunicação e na interação social. O transtorno também se expressa nas alterações de comportamento e repetições de movimento. Saiba mais clicando aqui.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.