10/01/2022 às 08h19min - Atualizada em 10/01/2022 às 08h19min

COVID-19: casos positivos sobem devagar, mas segue em elevação em Ibitinga

Atendimentos realizados no Centro de Referência e Combate à Covid batem marca de quase 300 atendimentos por dia.

Portal Ternura
Após o disparo do número de pessoas com Síndromes Gripais que buscaram pelo atendimento na rede de urgência - UPA e Centro de Referência e Combate à Covid (Pronto Socorro da Vila Maria) -, a cidade de Ibitinga inciou ações para conter e minimizar o impacto causado pela nova onda de Covid-19 no município. O cenário é praticamente nacional, onde filas e mais filas de espera por atendimento tem levado a um colapso, fazendo pacientes permanecerem horas e horas por atendimento.

Após analisar a situação com a equipe da Saúde, a prefeita Cristina Arantes decidiu aumentar o número de médicos para o atendimento nas duas unidades. Devido à cidade não divulgar ainda o boletim médico, o Portal Ternura levantou as informações do atendimento realizado nos últimos dias no município no Centro de Referência e Combate à covid-19, sediado na Vila Maria:
- Dia 07 de janeiro, cerca de 271 atendimentos no plantão de 24 horas.
- Dia 08 de janeiro, 206 pessoas atendidas.
- No dia 09 foram 258.
São mais de 40 casos/dia positivos para a COVID-19. Porém as patologias são inúmeras, e para agravar, um surto de Influenza vem causando muito desconforto, através do vírus H3N2, ainda com a vacina em produção.
 
SANTA CASA
A grande preocupação é a evolução da doença e os casos graves. Mas os números de internações na Santa Casa demonstram claramente que a vacinação foi essencial para diminuir os pacientes na UTI e ou enfermaria.
Nesta segunda-feira, dia 10, a Santa Casa de Ibitinga está com um paciente positivo na UTI, mais um paciente positivo na enfermaria, e um paciente positivo na pediatria.
Ainda há um paciente na enfermaria que foi descartado a Covid-19, porém suspeito de Influenza.
 
LINHA DE FRENTE – PROFISSIONAIS DA SAÚDE
E em meio a uma nova onda de Covid, a equipe de profissionais da Saúde fica apreensiva visto o enfrentamento já vivido e a possibilidade de recomeçar dias de luta no salvamento de muitas vidas.
Uma funcionária da saúde, que prefere não ser identificada, comenta: “minha preocupação é que o efeito das aglomerações, reuniões e eventos de fim de ano (natal e ano novo) se estenderá por muitos dias se a população que positivar para a Covid-19 não fizer todos os protocolos exigidos para conter a contaminação. Como a vacina imuniza e os sintomas são, na maioria das vezes, de ordem leve, as pessoas continuam circulando e não fazem a quarentena necessária.”
 
CUIDADOS NECESSÁRIOS
Todos sabemos que, individualmente, a melhor forma de se proteger do contágio da Covid e também proteger as outras pessoas é o distanciamento social e alguns cuidados básicos:
- Higienização das mãos
- Etiqueta respiratória (ao tossir, sobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço)
- Uso de máscara (cobrindo nariz e boca)
- Manter-se ao menos 1 metro de distante de outras pessoas
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.