05/01/2022 às 07h49min - Atualizada em 05/01/2022 às 07h49min

RECORDE DE ATENDIMENTO: em 24 horas, UPA de Ibitinga registra 300, Pronto Socorro Vila Maria 234

Serviços de urgência e emergência estão sendo afogados por influenza e dengue, por exemplo, seguidos das demais patologias graves.

Portal Ternura
PS Vila Maria tem recorde de atendimento em 24 horas. Foto: Divulgação/Redes sociais
 
“Nunca havia assistido a um cenário como de ontem durante anos de trabalho na rede de saúde” – a afirmação de uma servidora da saúde e refere-se ao número de pessoas atendidas na UPA de Ibitinga e no Pronto Socorro da Vila Maria, as duas únicas unidades de urgência do município.
Os números impressionaram: 300 atendimentos na UPA nas últimas 24 horas e 234 no Pronto Socorro da Vila Maria, durante os turnos das unidades, que atualmente contam com 2 médicos a cada 12 horas na UPA e 1 médico a cada 12 horas no Pronto Socorro da vila Maria. Número considerado baixo neste momento que a procura pelas unidades tem sido enorme em meio ao “efeito Natal e Ano Novo”.
Com o registro do primeiro caso de H3N2 no município, a gripe e ou síndromes respiratórias são os casos que mais buscam por atendimento. Com isso, estrangula o sistema de urgência, impedindo o fluxo mais rápido e dinâmico determinado para esses locais de Saúde, que a exemplo da UPA, é preconizado pelo Protocolo de Manchester.
CASOS COVID-19 EM IBITINGA
Com a ausência dos Boletins Diários que eram divulgados pela Prefeitura Municipal, o Portal Ternura de Notícias solicitou os resultados dos últimos dias dos testes realizados em pacientes, o conhecido "Swab" que avaliou os dias  27 de dezembro de 2021 a 04 de janeiro de 2022.
 
Num total de 741 testes realizados, sendo 668 negativos, que corresponde a 94,60% do total e positivos 73, sendo 10,15% da totalidade de registros.
PS Vila Maria tem recorde de atendimento em 24 horas. Foto: Divulgação/Redes sociais
 
INFLUENZA
A grande vilã para começar 2022 foi o vírus influenza, na sua mutação mais recente e registrada, a H3N2, as autoridades de Saúde correm para o desenvolvimento da vacina para distribuição à população, como anunciou na semana passada, o Instituto Butantã acelera o processo de desenvolvimento de mais um imunizante.
REGIÃO
As incertezas e o medo de ficar doente e a volta de uma onda de covid-19 na cidade apavora os moradores. Entretanto, observa-se que os números de Covid-19 são reduzidos se comparados com outros municipios vizinhos, a exemplo de Itápolis e Borborema, onde as autoridades apelam nos últimos dias pelas ações de conscientização e uso de máscara e higienização das mãos.
USO DE MÁSCARA – HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS
Com uma cobertura vacinal positiva na cidade, os números de COVID-19 dispencaram e trouxe um alívio à população e a própria rede de Saúde. Contudo, o relaxamento não durou muito, com o advento do Natal e Ano Novo, onde as pessoas se reuniram, aglomeraram e na certeza de que vacinados, tudo era permitido, o resultado foi UPA e Pronto Socorro lotados.
Portanto, os cuidados preventivos não param: o uso das máscaras e higienização das mãos devem ser essenciais no dia a dia para garantir saúde e não contrair essas doenças que amedrontam.
VACINAÇÃO CONTRA COVID-19
O atendimento junto à Sala de Vacina e Postinhos de Saúde tem levado muitas pessoas à busca da dose de reforço.
A Sala de Vacinação está em funcionamento diário das 08h às 15h30, e nos Postinhos de Saude - 13h às 15 horas da Vila Maria, Vila Izolina, Vila dos Bancários, Vila Simões e Ypê.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.