16/12/2021 às 10h52min - Atualizada em 16/12/2021 às 10h52min

Ministério Público arquiva inquérito sobre contratação de advogados para defender SAAE em CEI

Contrato de 2018 foi denunciado como prática de eventual improbidade administrativa.

Portal Ternura
Nesta segunda-feira (13), foi arquivado o Inquérito Civil nº 14.0280.000744/2019-9, o qual apurava a contratação de um escritório de advocacia por meio de Processo Licitatório para defender o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) junto à Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada na Câmara Municipal de Ibitinga (SP) pelo ato da Mesa 115/2018
De acordo com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), após apuração dos fatos e recebimento de documentos, constatou-se que não houve irregularidades na contratação do referido escritório e o inquérito foi encaminhado à Procuradoria para fins de confirmação. 
CEI - Leitura terceirizada das contas de água
A CEI instaurada na Câmara dos Vereadores em 2018 objetivou apurar fatos relacionados à terceirização dos serviços de leitura e impressão simultânea de contas de água e esgoto, relacionados ao Processo de Licitação e Contratação pelo SAAE.
Para fazer a defesa, o SAAE contratou um escritório de advocacia, porém a autoria da CEI alegou que a ação configuraria um eventual ato de improbidade administrativa.
Porém, como afirma o MPSP, analisando o procedimento de contratação, não verificou-se irregularidades. O escritório, inclusive, já atuou em casos que guardam alguma semelhança com a investigação desenvolvida pela CEI, demonstrando vasta experiência em demandas administrativas.
Ainda segundo o Promotor Silvio B. Barbagalo, as formações de CEI, “seja em Ibitinga, seja em outras cidades, costumam assumir contornos políticos, evidenciando disputas entre o governo e a oposição”. Na época, a CEI foi formada pelo vereador Richard de Rosa (presidente), vereador Marco Fonseca (relator) e vereador Tiago Piotto (membro).
Após as investigações, o MPSP determinou que não há legalidade para continuidade ao procedimento, determinando seu arquivamento.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.