06/06/2021 às 11h18min - Atualizada em 06/06/2021 às 11h18min

Entrevista com Regina Próspero, co-fundadora do Instituto Vidas Raras

Entrevistada, que também é secretária de Saúde de Itápolis (SP), falou sobre o teste do pezinho e a importância da ampliação viabilizada por meio de uma lei sancionada no dia 26 de maio.

Portal Ternura
O Dia Nacional do Teste do Pezinho é comemorado neste 06 de junho. Por isso, o Portal Ternura de Notícias realizou uma entrevista com Regina Próspero, co-fundadora do Instituto Vidas Raras e atual Secretária de Saúde do município de Itápolis (SP).
O objetivo é disseminar a importância do teste do pezinho nos recém-nascidos e entender as principais vantagens da sua versão ampliada, através da nova lei aprovada e sancionada, que rastreia mais de 53 doenças. 
Vale lembrar que no dia 26 de maio de 2021 foi sancionado um projeto de lei, pelo Governo Federal, para ampliar o teste do pezinho realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que, no teste vigente, são detectáveis apenas seis doenças congênitas. O prazo para a implementação é longo, mas já é possível realizar o teste ampliado em laboratórios particulares a baixo custo.
O Instituto Vidas Raras, com sede em Guarulhos (SP), foi um precursor da luta para ampliação desta triagem neonatal. Confira no vídeo abaixo a entrevista com Regina Próspero.
 
ASSISTA À ENTREVISTA
Entrevista com Regina Próspero, co-fundadora do Instituto Vidas Raras. Vídeo: Portal Ternura
 
 
TESTE DO PEZINHO
- Entenda mais sobre o teste do pezinho: É o nome popular dado à coleta de sangue no calcanhar dos recém-nascidos. O teste é um conjunto de exames simples, rápido e fundamental para detectar precocemente possíveis doenças. No Brasil, é obrigatório realizá-lo entre o 3º e o 7º dia do recém-nascido.
- Versões de teste do pezinho disponíveis no Brasil: O teste do pezinho possui 4 versões: básico (rastreia 6 doenças congênitas), ampliado (rastreia 53 doenças), plus e master. Cada um dos perfis analisa diferentes conjuntos de exames.
- Importância do teste do pezinho ampliado: É importante realizar o teste ampliado para rastrear precocemente possíveis doenças genéticas, metabólicas, endócrinas ou infecciosa que pode prejudicar o desenvolvimento somático, neurológico ou psíquico do recém-nascido. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.