14/05/2021 às 08h14min - Atualizada em 14/05/2021 às 08h14min

Presidente da Câmara sugere Projeto de Lei de conscientização sobre esquizofrenia

Daniela Branco de Rosa também protocolou requerimento questionando ações do município.

Portal Ternura
Imagem: Divulgação/Câmara Municipal de Ibitinga
 
A Presidente da Câmara, vereadora Daniela Branco de Rosa, apresentou na Sessão Legislativa de terça-feira um Projeto de Lei que institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Ibitinga a “Semana de Conscientização sobre a Esquizofrenia”.
Segundo a justificativa do Projeto de Lei, a esquizofrenia é um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da população em idade jovem, entre os 15 e 35 anos de idade. A Organização Mundial da Saúde (OMS), diz que essa é a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos de idade, considerando-se todas as doenças.
“Ainda temos muitos tabus e preconceitos com pessoas que sofrem pela esquizofrenia, por esse motivo o trabalho de conscientização é tão importante. Muitas atitudes são frutos do desconhecimento, por esse motivo achei de suma importância a sugestão deste Projeto de Lei”, explicou Daniela.
Entre os dias 20 a 27 de maio, segundo o Projeto sugerido, as entidades públicas e privadas poderão promoverão ações voltadas à temática deste transtorno, abrangendo, dentre outras: a promoção do debate sobre as condições da pessoa com esquizofrenia, fomentando o respeito por seus direitos e dignidade; o combate de estereótipos, preconceitos e práticas nocivas em relação à pessoa com esquizofrenia, em todas as áreas da vida; a contribuição à plena inclusão da pessoa com esquizofrenia na sociedade, especialmente no mercado de trabalho; a difusão de orientações sobre o tratamento adequado, com medicamentos e apoio psicossocial.
“A pessoa acometida pela esquizofrenia tem grande potência a sua frente. Precisa lutar contra as dificuldades do transtorno, mas pode vencer e seguir seus sonhos. Nesta batalha, precisa ter a seu lado sua família, amigos, pessoas que o amam e o apoiem e que, sobretudo, saibam compreendê-la. Tem a seu favor medicamentos eficazes, suporte psicológico e terapias de reabilitação capazes de ajudá-la nessa superação. e que assim, certamente contará com uma sociedade mais justas e que possa recebê-la um dia, como igual”, finalizou a presidente.
O Projeto de Lei apresentado, segue para as Comissões responsáveis para que analisem a legalidade da proposição e, após emissão do parecer, seja colocada em votação pelos parlamentares.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.