06/05/2021 às 07h42min - Atualizada em 06/05/2021 às 07h42min

Casos de dengue em Ibitinga chegam a seis confirmações e acendem alerta

A principal arma contra o Aedes aegypti é a eliminação de água acumulada em diversos locais, principalmente em recipientes deixados a céu aberto.

Portal Ternura
Arte: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
O município de Ibitinga já contabiliza seis casos confirmados de dengue. Os exames laboratoriais com resultados positivos são de moradores dos bairros Maria Luiza II (4 casos), Jd. do Bosque (1 caso) e São Judas (1 caso).
“Quando um caso é confirmado, as equipes do Departamento de Controle de Endemias realizam o que chamamos de ‘bloqueio’. Esse bloqueio consiste em visitar as casas de todos no perímetro do endereço do paciente, afim de investigar criadouros do mosquito e orientar os cidadãos sobre os cuidados preventivos”, explicou Marcio Magliocchi, chefe do departamento.
Segundo o setor de controle, a dengue – levada ao ser humano pela picada do Aedes aegypti - também é uma doença séria e que pode levar uma pessoa à morte. Além da dengue, o Aedes aegypti causa a chicungunha e a doença do zika vírus.
Prevenção
A principal arma contra o Aedes aegypti é a eliminação de água acumulada em diversos locais, principalmente em recipientes deixados a céu aberto. Confira os cuidados que você deve ter:
 Caixas d’água sempre deve estar vedadas;
- Calhas totalmente limpas;
- Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados;
- Pneu sem água e em lugares cobertos;
- Garrafas vazias e baldes com a boca pra baixo;
- Ralos limpos e com tela;
- Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água;
- Bandejas de geladeira sem água;
- Pratos de vaso de planta com areia até a borda;
- vamos sanitários sem usos fechados;
- Lonas de cobertura esticadas para não formar poças;
- Comedouros e bebedouros de animais sempre limpos;
Os sintomas da dengue são febre alta de início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas e erupções na pele, extremo cansaço e moleza, dores nas articulações, náuseas, vômitos, tontura e perda de apetite.
A prevenção contra o mosquito é a melhor forma de combate à dengue. Por esse motivo, todo o ano foram realizadas ações de conscientização, mutirões de limpeza e visitas técnicas dos agentes de controle de vetores.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.