29/03/2021 às 13h31min - Atualizada em 29/03/2021 às 13h31min

Cuidados com incêndios devem ser redobrados na cozinha

Acidentes domésticos são comuns no cotidiano e a população deve se informar para prevenir-se deles.

Portal Ternura
Ainda que as pessoas pensem que os lares são o local mais seguro do mundo, devem ficar atentas a alguns perigos em potencial. E esse cuidado deve ser redobrado ainda mais quando se trata da cozinha, por ser um lugar onde lidamos com fogo diariamente.
Alguns acidentes domésticos podem acontecer por descuido de quem está “pilotando” o fogão. O 1º Sargento Daniel Luís Evangelista, que atua no Corpo de Bombeiros de Ibitinga (SP), conversou com o Portal Ternura para explicar melhor o tema.
Ele trabalha em Ibitinga desde 2015 e, nos últimos anos, presenciou diversas ocorrências. “Infelizmente, é muito comum as pessoas esquecerem alguma panela no fogo, ou por estar concentrada utilizando celular ou fazendo mais de uma função ao mesmo tempo”, apontou o sargento.
Um dos acidentes mais recorrentes é a utilização do vapor de gasolina para cozinhar. Um dos principais motivos para isso vem do aumento do dólar e, consequentemente, do aumento do petróleo, que acarreta diretamente no valor do gás de cozinha.
A técnica consiste em colocar uma pequena quantidade de gasolina dentro de um recipiente plástico, como uma garrafa de refrigerante vazia, e inserir ar por meio de um compressor utilizado em pinturas ou até mesmo retirado de alguma geladeira antiga, por exemplo.
Ao inserir o ar no recipiente totalmente lacrado e com apenas um canal de entrada e outro de saída, cria-se bolhas com o vapor inflamável, que é utilizado como combustível em fogões. O sargento alerta “Devemos deixar bem claro que se trata de uma perigosa gambiarra”.
A prática é considerada perigosa pois, ao contrário dos botijões de gás e outros recipientes utilizados para a distribuição de gás de petróleo liquefeito (GLP), que devem seguir as Normas Técnicas Brasileiras, não há segurança em um objeto de plástico.
Isso porquê os botijões e afins são produzidos com uma espécie de “parafuso fusível” que se derrete caso o recipiente chegue perto de 70º C e libera o gás, evitando, assim, que haja explosões e incêndios. Além disso, quando a pressão aplicada na garrafa é muito forte, ao invés de sair apenas o vapor sai, também, a gasolina, que em contato com o fogo, pode causar acidentes.
Outro acidente muito comum nas cozinhas é causado pelo ato de colocar água em uma panela em chamas. Devido à agua ser mais densa que o óleo, ela tende a afundar; como a temperatura está acima de seu ponto de ebulição, ela passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor.
Essas, por sua vez, tendem a subir rapidamente por meio da gordura quente e saltar de forma violenta para o ar. As bolhas carregam consigo gotículas de óleo que podem causar queimaduras se entrarem em contato com a pele.
O Sargento Evangelista contou que recentemente atendeu a uma ocorrência na qual uma senhora esqueceu a frigideira com óleo no fogão e só percebeu que estava pegando fogo porque um odor forte. Quando tentou apagar, colocando embaixo da torneira da pia, ocorreu a reação que causou danos ao móvel. “Neste caso em especifico, a senhora não sofreu nenhum ferimento”, relatou.
Nessas situações, o mais importante é manter a calma. Para controlar o fogo, é necessário desligar o registro no fogão ou fechar diretamente no botijão. Após isso, é aconselhável colocar uma tampa sobre a panela para abafar as chamas e um pano molhado por cima para auxiliar.
Para o bombeiro, um dos fatores que podem causar esse tipo de atitude insegura está diretamente ligado à falta de informação. “As pessoas mais instruídas terão mais possibilidades de prevenir os acidentes, assim como cuidar da primeira assistência”, afirmou.
O que devo fazer diante a um incêndio?
Em caso de emergência, mantenha a calma, forneça ao atendente do Corpo de Bombeiros, o endereço da emergência, com o nome da cidade, rua e algum ponto de referência, confie e responda a todas as perguntas. O serviço 193 destina-se a emergências. Evite trotes!
Em caso de vazamento de gás com fogo, acione imediatamente a corporação e retire as pessoas do local. Em caso de princípio de incêndio, utilize o extintor de incêndio disponível - o extintor de Pó Químico Seco é o mais adequado.
E reforçando: Nunca deixe panelas no fogo e se ausente do local. Não deixe panos de prato, cortinas ou outros materiais inflamáveis perto do fogão.
Saiba como se prevenir de incêndios. Arte: Divulgação/Corpo de Bombeiros 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.