25/03/2021 às 12h45min - Atualizada em 25/03/2021 às 12h45min

Ibitinga: O PAT é muito mais que um canal de vagas de emprego, diz chefe do Posto

Órgão é um importante braço para o desenvolvimento econômico do município, munido de recursos diversos para cidadãos e empresas.

Portal Ternura
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) é muito mais que um canal de oportunidades com vagas de emprego, em Ibitinga. Segundo a chefe do PAT, Marlei Beloto Amorim, o órgão é um importante braço para o desenvolvimento econômico do município, munido de recursos diversos para cidadãos e empresas.
“O desenvolvimento econômico é uma soma de vários fatores e o PAT tem papel fundamental no fomento de dispositivos que geram oportunidades no mercado de trabalho. É por meio da articulação do PAT que é possível promover convênios de estágios, cadastros de currículos, vagas de emprego e estágio, entradas no seguro-desemprego e, dentre outros recursos, a qualificação do trabalhador, inclusive do trabalhador com deficiência”, resumiu Marlei Beloto Amorim, chefe do PAT de Ibitinga.
Um dos destaques promovidos pelo órgão é o Time do Emprego. O programa tem como objetivo preparar e orientar cidadãos a conquistarem o primeiro emprego.
“Trata-se de um dispositivo que desenvolve o trabalhador na busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. Os participantes formam grupos para troca de experiências e procura conjunta por ocupação”, explicou Adriana Garcia, facilitadora do Time do Emprego.
Outro programa de evidência é o Empreenda Rápido, feito em parceria com o Sebrae. “Nele, o trabalhador ou pessoa desempregada é cadastrado para ingressar em cursos ministrados por especialistas em empreendedorismo empresarial do Sebrae. São capacitações, atualmente online, ofertadas gratuitamente nesta parceria”, complementou Elaine Miranda, coordenadora de relações do trabalho de Ibitinga.
O PAT, que só no mês de fevereiro atendeu a 597 trabalhadores, também auxilia empregadores que buscam recursos humanos. É por meio desta ponte que os “encontros” com os trabalhadores se confirmam e podem resultar na admissão dos mesmos no mercado de trabalho.
“Mesmo durante a pandemia e cm o atendimento presencial suspenso, o PAT não parou. Pelo contrário, ele se adaptou e continuou a ofertar os serviços essenciais por meios de contatos telefônicos, e-mail e Whatsapp”, concluiu Marlei.
Confira os principais serviços:
-----------------------------------------------------------
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.