16/03/2021 às 15h56min - Atualizada em 16/03/2021 às 15h56min

ATENÇÃO: combate à dengue em casa não pode parar diante do coronavírus

Nesta época do ano, proliferação do mosquito da dengue é mais intensa e a eliminação de água parada em recipientes deve ser intensificada.

Portal Ternura
Arte: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
Com a pandemia do coronavírus a população pode acabar esquecendo de outros cuidados importantes de saúde pública. Um deles é o do combate ao mosquito da dengue. Nesta época do ano, a proliferação do inseto é mais intensa e a eliminação de água parada em recipientes deve ser intensificada.
“Devemos potencializar as medidas de limpeza contra o Aedes aegypti. Então, precisamos remover os criadouros do mosquito dos nossos quintais e também do interior de nossas casas”, disse Marcio Magliocchi, chefe do departamento de controle de endemias, no município de Ibitinga.
CALHAS E CAIXA D’ÁGUA
Entre os criadouros do mosquito da dengue estão as calhas e as caixas d’água. Estas, de difícil acesso e que exigem um trabalho mais demorado de limpeza, devem ser observadas com mais frequência.
Entretanto, vale ressaltar que os cuidados básicos não devem ser negligenciados. Vasos de flores, garrafas, tampinhas, bebedouros de animais, reservatório de geladeira e outros recipientes que possam acumular água devem ser lavados.
“Às vezes não basta apenas remover a água. É preciso passar bucha porque ovos do Aedes aegypti pode estar ‘grudados’ nas bordas destes locais. É o caso, por exemplo, de bebedouros de animais. Não adianta jogar a água fora e repor outra sem lavar, de fato, o bebedouro, sendo que pode haver ovos na borda do mesmo”, explicou didaticamente Hellen Laleska, agente de endemias.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.