16/03/2021 às 08h11min - Atualizada em 16/03/2021 às 08h11min

URGENTE: Saúde altera logística e destina algumas unidades para atender Covid-19 com exclusividade

Portal Ternura
Arte: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
O Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS) alterou a logística de funcionamento de suas unidades para potencializar o atendimento de pacientes com síndromes respiratórias, suspeitas de Covid19. Alguns “postinhos” estarão fechados para atendimento clínico.
De acordo com Queila Pavani, diretora do SAMS, seis postos farão atendimentos EXCLUSIVOS para pessoas com sintomas leves ou moderados do novo coronavírus.
“Destinamos para este trabalho os quatro postos da Estratégia Saúde da Família (ESF), localizados na Vila Simões, Vila dos Bancários, Vila Maria e Santa Clara, além da Unidade Básica de Saúde da Vila Izolina e do Posto de Saúde Central”, confirmou a diretora. “Estes postos, não farão atendimento clínico, mas focarão seus esforços no atendimento relacionado à Covid19, bem como à continuidade de curativos e pré-natal”, complementou.
Na nova logística, os postos dos bairros Ipê, Ângelo de Rosa e Santo Expedito ficarão fechados e só abrirão na parte da manhã um dia por semana para atender os serviços de pré-natal. Às segundas-feiras de manhã, o médico ginecologista estará no Ipê. Às terças-feiras de manhã, no Ângelo de Rosa e às quintas-feiras de manhã no Santo Expedito.
“Com essas três unidades fechadas, as equipes serão remanejadas para outros locais em apoio ao enfrentamento à Covid19. A medida, portanto, visa unir todos os esforços possíveis na identificação, combate e tratamento de pacientes que possam estar com o novo coronavírus, em meio a essa situação gravíssima de pandemia”, argumentou Roberto Gonella, gestor executivo do SAMS.
ATENDIMENTO DA UPA E DO PRONTO SOCORO DA VILA MARIA
A Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA) de Ibitinga e o Pronto Socorro da Vila Maria continuarão os atendimentos que envolvem urgência e emergência. No entanto, o SAMS reitera que síndromes respiratórias leves ou moderadas serão atendidas, apenas, nos conhecidos ‘postinhos de saúde’.
“Precisamos desafogar a UPA destinando pacientes às unidades de ESF e UBS, que são perfeitamente capazes de prestar atendimento aos sintomas leves e moderados do novo coronavírus, através de tratamento em isolamento domiciliar”, explicou Queila.
Confira o resumo da mudança:
ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA SINDROMES GRIPAIS, PRÉ-NATAL E CURATIVOS
ATENDIMENTO EXCLUSIVO PARA PRÉ-NATAL – UMA VEZ POR SEMANA
ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS E DE URGÊNCIA
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.