12/03/2021 às 13h20min - Atualizada em 12/03/2021 às 13h20min

Sintomas graves da doença permanecem por vários meses em pacientes que tiveram Covid-19

Portal Ternura
Arte: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
Os sintomas da Covid19 afetam por meses pacientes curados da doença. É o que aponta um infográfico da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), baseado em 15 estudos publicados em 2020. Entre os efeitos pós infecção está perda de memória, falta de ar, palpitações e até perda de cabelo.
“Os graves sintomas são apresentados entre duas semanas e quatro meses, mesmo depois da alta de pacientes. A lista apresenta desde efeitos simples, como dor de cabeça, até graves como insuficiência cardíaca ou risco elevado de trombose”, complementou o gestor executivo do SAMS, Roberto Gonella.
De acordo com o levantamento da SPPT, 58% das pessoas continuam sofrendo com fadiga e 25% delas são acometidas de ansiedade ou depressão. Além disso, 27% ficam com dificuldade de atenção e 44% sofrem de dores constantes de cabeça, bem como 11% podem ter febres intermitentes e outros 11% problemas com sono.
“O infográfico também detalha que 34% dos pacientes ficam, por longos meses, com o raio-x toráxico anormal. As dores no peito e as tosses somam 35% dos problemas sintomáticos pós infecção”, examinou Gonella.
De acordo com o SAMS, a população precisa se proteger, a todo custo, contra a Covid19. “Estamos lidando com uma doença que mata milhares de pessoas diariamente em todo o mundo. Uma doença que, quando manifestada de forma grave, causa consequências aterrorizantes. É preciso aumentar a consciência cidadã”, opinou Queila Pavani, diretora do SAMS.
Segundo dados do Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira se vacinou contra o novo coronavírus. “Os insumos e a produção dos imunizantes estão longe do ideal e, até o momento, a única forma concreta de prevenção são as medidas sanitárias que envolvem distanciamento social, higienização constante das mãos e de ambientes, além do uso de máscaras a todo instante”, concluiu Queila
Confira o infográfico abaixo:
Arte: Divulgação/SPPT
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.