08/03/2021 às 13h23min - Atualizada em 08/03/2021 às 13h23min

Você sabe por que 08 de março é o Dia Internacional da Mulher?

Para começar, voltemos algumas décadas – quem sabe, séculos.

Portal Ternura
No dia 08 de março comemora-se o "Dia Internacional da Mulher". Arte: Lívia Antonelli de Rosa/Portal Ternura
 
Na Grécia Antiga, as mulheres eram vistas apenas como “donas de casa” e geradoras e educadoras das crianças. Sequer tinham participação na vida política das poleis, as cidades consideradas berço da democracia.
Esse papel feminino perdurou por muitos (e muitos) anos, fazendo com que as mulheres sempre estivessem abaixo dos homens na hierarquia social. As coisas começaram a mudar por volta do século XIX, quando movimentos sociais e operários, como o Sufrágio, começaram a surtir efeito pelo mundo – mas isso, claro, foi apenas o início de tudo.
Por meio de manifestações, reuniões e disputas políticas, as mulheres passaram a reivindicar direitos iguais aos dos homens, tanto no campo trabalhista quanto na política.
Muitos desses movimentos, inclusive, tornaram-se livros e filmes, como o próprio movimento sufragista, que deu vida ao longa “As Sufragistas” (2015), dirigido por Sarah Gavron.
E mesmo em meio a tantas repressões e violências, a luta não foi abandonada! Apesar de todas as dificuldades, as mulheres vêm, diariamente, reivindicando seus espaços na sociedade.
 
Oficialização da data
A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Dia Internacional da Mulher” em 1977. É válido lembrar, contudo, que isso aconteceu mais de 30 anos após o primeiro acordo internacional que afirmava princípios igualitários entre homens e mulheres ser assinado.
O reconhecimento dessa data, é claro, levou em consideração todas as lutas vividas pelas mulheres até aquele momento, também pensando nas lutas que viriam depois – e que vemos hoje.
Ainda que os direitos iguais tenham sido reconhecidos, a discrepância entre gêneros ainda é gritante na sociedade. As lutas continuam sendo diárias e as conquistas nem sempre são alcançadas.
Algo que a sociedade precisa entender é que lugar de mulher é onde ela quiser, fazendo o que quiser, da forma que quiser.
 
Algumas conquistas das mulheres no Brasil:
- 1910: O Partido Republicano Feminino foi criado, tornando-se o primeiro partido político feminino criado.
- 1932: As mulheres conquistaram o direito ao voto durante a Era Vargas. Foi algo conquistado após intensos – e exaustivos – movimentos feministas no século XX.
- 1977: A Lei do Divórcio foi assinada. Antes disso, as mulheres eram obrigadas a permanecerem em seus casamentos, mesmo que fossem abusivos.
- 1979: Você acredita que o “País do Futebol” só passou a considerar legal a prática feminina do esporte nesse ano? A regulamentação do futebol feminino, entretanto, só surgiu em 1983.
- 1988: As mulheres brasileiras passaram a ter direitos iguais aos dos homens perante a Constituição Federal de 1988.
- 2006: Sancionada a Lei Maria da Penha, lei que recebe o nome da mulher que foi vítima de duas tentativas de homicídio por parte do ex-marido e lutou por duas décadas para conseguir vê-lo atrás das grades. É a principal lei no combate à violência contra a mulher.
- 2015: Sancionada a Lei do Feminicídio, passando a considerar o feminicídio, ou seja, o ato de matar uma mulher devido ao gênero, um crime de homicídio.
- 2018: A importunação sexual feminina passou a ser crime.
 
É válido ressaltar (novamente!), contudo, que embora essas conquistas tenham sido alcançadas, que a luta continua. Diariamente as mulheres precisam superar barreiras e obstáculos que não são impostos aos homens. As políticas públicas têm, sim, papel fundamental nisso, mas precisam ser melhoradas para que a igualdade de gênero exista de forma plena na sociedade.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.