23/02/2021 às 15h07min - Atualizada em 23/02/2021 às 15h07min

TEA: Presidente da Câmara se reúne com equipe do SAMS para início de estudos

Vereadores querem estudar soluções para atendimento de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Portal Ternura
Foto: Reprodução/Câmara Municipal de Ibitinga
 
Na última semana, a presidente da Câmara de Ibitinga, Daniela Branco de Rosa (PSL), se reuniu com o Gestor Executivo do SAMS, Roberto Gonella, e também com a psicóloga da rede de saúde, Fabiana Porto Alegre., para iniciarem uma série de estudos que possibilite o atendimento e salas multidisciplinares às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Através de alguns estudos é possível afirmar que o TEA é caracterizado por, principalmente, comprometimento nas relações sociais, dificuldade de comunicação (tanto verbal quanto não verbal). As pessoas com Transtorno do Espectro Autista têm dificuldade de manter contato visual, têm dificuldades em iniciar uma integração com amigos, dificuldades para se expressar e apresentam comportamentos repetitivos.
Uma pessoa diagnosticada com TEA precisa de uma série de cuidados com, alimentação, fonoaudiologia, psicoterapia, fisioterapia e, em alguns casos, até mesmo remédios. Ser autista é completamente normal, crianças ou adultos, eles sentem necessidade de brincar, correr, pular, expressar – da forma deles – os sentimentos e, embora as famílias passem por tantas dificuldades no tratamento médico e psicológico, a falta desta estrutura pode acarretar problemas ainda maiores.
Neste sentido, a reunião com o Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS) foi muito importante e abre caminhos para que a equipe do Legislativo trabalhe com iniciativas e possibilidades para ampliação do atendimento e tratamento a pacientes com TEA na rede de saúde municipal.
 
 
Fonte: Câmara Municipal de Ibitinga
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.