05/02/2021 às 08h22min - Atualizada em 05/02/2021 às 08h22min

COVID-19: SAMS chega à marca de 1476 profissionais de saúde vacinados

Cuidadores de idosos serão vacinados nesta sexta-feira (05).

Portal Ternura
Arte: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
Os profissionais de saúde do município de Ibitinga continuam a receber a vacina contra o novo coronavírus. A aplicação das doses teve início na quinta-feira, dia 21 de janeiro.
Para garantir a transparência e, ainda assim, assegurar o direito de sigilo de pacientes, o SAMS está fazendo uma atualização semanal dos números de vacinação realizada no município.
“Sabemos da importância dessa vacina e também do anseio de grande parte da população. Por esse motivo queremos ser transparentes quanto aos recebimentos e aplicações”, assegurou a Diretora de Saúde, Queila Teruel.
Até a data de hoje o município já imunizou 1476 pessoas, das quais TODAS compõe o grupo de profissionais da saúde do município. Trata-se da primeira de duas doses imunizantes. Os primeiros vacinados atuam na Santa Casa, Pronto Socorro da Vila Maria, UPA, Samu e SAMS, dentistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, nutricionistas, veterinários e biomédicos, educadores físicos, biólogos, além dos profissionais do Hospital Ibitinga e Ibimagem.
“Segundo o cronograma que devemos seguir, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e da Diretoria Regional de Saúde (DRS III), a imunização começou nos profissionais da saúde. Amanhã faremos com cuidadores de idosos e na segunda-feira (08) começaremos o grupo de risco dos idosos, com 90 anos ou mais”, explicou Queila.
O primeiro lote das 800 vacinas recebidas são da Coronavac produzida pelo Instituto Butantan, de São Paulo. Há um segundo lote já recebido, com 590 vacinas de Oxford, produzidas pelo laboratório Serum, na Índia. Além destes, um outro lote da Coronavac também foi recebido com 750 doses. Estas serão utilizadas na primeira dose, assim que o primeiro lote tiver terminado.
O intervalo adequado para a aplicação da segunda dose varia de um laboratório para outro. A da Coronavac é recomendada a ser feita com 21 dias. Já a segunda dose da vacina de Oxford deve ser aplicada após 12 semanas.
A previsão inicial é que todos os profissionais de saúde de Ibitinga sejam imunizados até o fim desta semana.
Idosos com 85 anos ou mais serão vacinados nas próximas duas semanas. Para que os demais sejam vacinados, é preciso que haja insumos para a fabricação de novas doses, através do Instituto Butantan e da Fiocruz, ou a vinda de novas vacinas importadas através do Ministério da Saúde.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Das vacinas desenvolvidas, qual eu deveria tomar?
Você deve tomar a que estiver disponível. Não existe vacina melhor ou pior. Todas elas que estão sendo desenvolvidas possuem eficácia e passaram por testes criteriosos pelas agências regulatórias. A ampla imunização vacinal é muito importante para a população.
Depois que eu for vacinado, poderei andar sem máscara, abraçar as pessoas e agir da mesma forma que eu agia antes da pandemia?
NÃO! Após a vacina, o seu corpo levará um período de tempo para desenvolver anticorpos. Depois levará mais um tempo para que a grande maioria da população seja vacinada. Somente depois disso, as coisas começarão a voltar à normalidade.
Já tive a Covid19 e tenho anticorpos. Devo tomar a vacina?
SIM, precisa. Não sabemos ao certo como isso ocorre, mas algumas pessoas, eventualmente, apresentam um quadro aparentemente de reinfecção ou recaída da doença. Por isso, gradualmente e de acordo com um cronograma que será definido pelo Estado e pelo Governo Federal, toda a população deverá ser vacinada.
Quais são as contraindicações para quem toma a vacina?
Inicialmente, as vacinas não possuem contraindicações significativas. Mas se você toma algum medicamento controlado ou se tem um histórico de alergia, é muito importante que você consulte a opinião do seu médico.
Terei algum efeito colateral ao tomar a vacina?
Você poderá ter os mesmos efeitos colaterais que qualquer vacina possui atualmente. Normalmente, o paciente ao tomar qualquer vacina, como o da gripe comum por exemplo, terá algum desconforto ou dor no braço. Eventualmente, esses mesmos pacientes poderão ter febre e dor no corpo. Ou seja, os mesmos efeitos colaterais observados em outros tipos de vacina.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.