02/02/2021 às 09h30min - Atualizada em 02/02/2021 às 09h30min

Ibitinga é o 4º município que mais vacinou pessoas contra a Covid-19 até agora na região de Araraquara

Cidade fica atrás apenas de Araraquara, São Carlos e Taquaritinga.

Portal Ternura
1.210 pessoas já receberam a primeira dose das vacinas contra a Covid-19. Foto: Diego Mádaro/Portal Ternura
 
Dos 24 municípios pertencentes à Diretoria Regional de Saúde (DRS) de Araraquara, Ibitinga aparece em 4º lugar no ranking de cidades que mais vacinaram pessoas contra a Covid-19. Segundo a última atualização do “Vacinômetro”, que saiu nesta segunda-feira (01), 1.210 munícipes já foram vacinados em Ibitinga.
A cidade está atrás apenas de Araraquara (4.059 vacinados), São Carlos (3.304 vacinados) e Taquaritinga (1.517 vacinados).
O “Vacinômetro” é uma ferramenta digital, desenvolvida pela Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado.
Tela do "Vacinômetro". Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
 
Vacinação em Ibitinga
Em Ibitinga, a campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início no dia 21 de janeiro. Seguindo um cronograma rigoroso, os profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à doença foram os primeiros imunizados. 
Profissionais da saúde foram os primeiros vacinados em Ibitinga na tarde do dia 21 de janeiro. Da esquerda para a direira: Amanda Lambert, Rafael Barroso, Thalita Gomes e Maria José Conçane. Foto: Diego Mádaro/Portal Ternura
 
Na última sexta-feira (29), dando continuidade ao cronograma, outros profissionais da área da saúde começaram a ser imunizados, sendo: dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, biomédicos, veterinários, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e auxiliares de dentistas. Idosos dos três asilos de Ibitinga também foram imunizados!
Já no sábado (30), foi a vez de secretários(as), recepcionistas, atendentes e balconistas de clínicas e instituições de saúde.

Idosos dos três asilos de Ibitinga foram vacinados na última sexta-feira (29). Foto: Arquivo pessoal
 
Vacinas
No dia 21 de janeiro, Ibitinga recebeu 800 doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. Na semana passada, o município recebeu 590 doses da vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. 
Os profissionais da área da saúde e os idosos que já estão recebendo a primeira dose deverão aguardar para receber a segunda. O intervalo adequado para a aplicação da segunda dose varia de um laboratório para outro. A da Coronavac é recomendada a ser feita com 21 dias. Já a segunda dose da vacina de Oxford deve ser aplicada após 12 semanas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.