22/01/2021 às 08h08min - Atualizada em 22/01/2021 às 08h08min

COVID-19: número de casos aumenta no município e gera preocupação

Do dia 11 até 17 de janeiro, Ibitinga registrou um recorde nos números de confirmações semanais, com um total de 190 casos confirmados.

Portal Ternura
Arte: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
Diariamente, através da Prefeitura Municipal, o Boletim Diário de Ibitinga sobre a COVID-19 e o novo coronavírus (SARS-CoV2) é divulgado para a população. Junto a ele, um texto explicativo da situação acompanha a imagem, onde é possível avaliar a crescente de casos confirmados em nosso município nas últimas semanas.
“Após as festas de final de ano, muitos casos começaram a aparecer e continuam com maior número de transmissão e contaminação dentro dos núcleos familiares. Esse é um ponto que requer muita atenção”, explicou a Coordenadora da Vigilância Sanitária, Amanda Lambert.
É possível observar, através do boletim, que na semana do dia 11 até 17 de janeiro, a cidade registrou um recorde nos números de confirmações semanais, com um total de 190 casos confirmados, além do segundo maior número diário de confirmações na última segunda-feira (18), com 52 casos também confirmados para o coronavírus.
“Se considerarmos que a maior parte das pessoas confirmadas necessitam de atendimento médico, é possível acender um alerta e entender que, caso não haja a conscientização da população, podemos nos deparar com um colapso na rede pública de saúde”, complementou Amanda.
AUMENTO DAS INTERNAÇÕES
De acordo com a Santa Casa, o momento é de extrema preocupação com o número de internações por Covid-19. Segundo os dados, em uma semana, o número de internações em leitos de enfermaria aumentou cinco vezes.
“Já na UTI, chegamos ao mesmo número de internados no pico da pandemia, que foi em agosto, com quase 85% de taxa de ocupação dos leitos destinados para a Covid”, explicou a enfermeira Talita Gomes.
A Santa Casa ressalta, ainda, que a recuperação dos pacientes que necessitam de intubação é lenta. Por esse motivo, esses mesmos pacientes necessitam de um tempo maior com os cuidados médicos dentro do hospital.
Com o aumento da taxa de ocupação, a Santa Casa de Ibitinga mudou sua estrutura interna para acomodar mais pacientes. Além disso, “é preciso salientar que os leitos de UTI também são destinados a pacientes de toda região de Ibitinga”, concluiu Talita.
O CUIDADO NÃO PODE PARAR!
Amanhã (22), o Governador do Estado – João Dória (PSDB), apresentará uma nova classificação das regiões para o ”Plano São Paulo”, onde a região onde está o município de Ibitinga poderá retroceder de fase, considerando todos os fatores inerentes ao enfrentamento da Pandemia, o número de leitos disponíveis e o aumento de confirmações ocorrido na última semana.
As medidas sanitárias preventivas DEVEM ser mantidas. As recomendações de distanciamento, higienização de ambientes, das mãos, o uso de máscaras e outros comportamentos preventivos, continuam fazendo a diferença para evitar a propagação do vírus.
Os profissionais de saúde pedem consciência neste momento. “Precisamos nos cuidar e cuidar daqueles que amamos”, salientou Talita Gomes.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.