19/01/2021 às 16h09min - Atualizada em 19/01/2021 às 16h09min

Primeiras ibitinguenses são vacinadas contra a Covid-19 em São Paulo e Marília

Dasy Candioto é enfermeira e trabalha em São Paulo. Leandra Destro é fisioterapeuta e trabalha em Marília. As duas atuam na linha de frente do combate à doença.

Portal Ternura
Dasy Candioto (á esquerda) e Leandra Destro (à direita) foram as primeiras ibitinguenses a serem vacinadas contra a Covid-19 em São Paulo e Marília, respectivamente. Fotos: Arquivo pessoal/Dasy Candioto/Leandra Destro
 
 
Uma notícia muito boa: a enfermeira Dasy Candioto e a fisioterapeuta Leandra Destro são as primeiras ibitinguenses vacinadas contra a Covid-19! Dasy recebeu a vacina no HCFMUSP, em São Paulo, na segunda-feira (18), enquanto Leandra foi uma das selecionadas para receber o imunizante no Hospital das Clínicas, em Marília (SP), nesta terça-feira (19). 
A enfermeira ficou sabendo por meio da coordenadora da Residência em Oncologia do HCFMUSP, Adriana Marques, que seria uma das vacinadoras voluntárias no HCFMUSP, onde atua há cerca de um ano, e por isso, seria uma das primeiras 500 profissionais da saúde a receber o imunizante.
Já a fisioterapeuta, que trabalha no Hospital Materno Infantil do HC de Marília e na frente de batalha contra a Covid-19 na UTI do hospital da Unimar, ficou sabendo que seria vacinada quando seu chefe a chamou na segunda-feira (18) para avisar.
Linha de frente
Leandra é formada há três anos, e fazer parte da área da saúde sempre foi uma vontade, desde pequena. Ela conseguiu uma bolsa 100% em uma faculdade de Marília e decidiu se mudar para lá. A profissional entrou para área hospitalar logo quando se formou, pois era uma vaga para pediatria e sempre gostou de trabalhar com crianças 
Leandra Destrofoi vacinada em Marília (SP) nesta terça-feira (19). || Foto: Arquivo pessoal/Leandra Destro
 
Quando perguntado como é estar na linha de frente do combate à doença, a fisioterapeuta respondeu "Só vivendo pra saber. Muito medo, muito cansaço, 12 horas correndo pra lá e pra cá, vendo gente morrer todos os dias e tentando não levar pra dentro de casa. Mas gratificante quando vejo pessoas se recuperando".
Dasy atua na área da saúde há 2 anos e está no Instituto do Câncer de São Paulo pelo programa de residência multiprofissional HCFMUSP desde janeiro de 2020. Ela passou a se interessar pela enfermagem após cuidados específicos que uma pessoa de sua família necessitou ao adoecer. 
A enfermeira contou ao Portal Ternura que o começo da pandemia trouxe um sentimento de impotência enquanto estava aprendendo os novos protocolos de saúde e o vírus se espalhava pelo Brasil.  "Foi assustador ver a cidade de São Paulo vazia de um dia para o outro, ônibus e metrôs apenas com alguns profissionais de saúde, o medo estampado na face de médicos que são referência para nosso país.
A enfermeira Dasy Candioto foi escolhida para atuar na campanha de vacinação do HCFMUSP, em São Paulo. || Foto: Arquivo pessoal/Dasy Candioto
 
Ela também afirmou que é cansativo estar à frente nessa batalha e ver pacientes serem vencidos pela Covid-19, mas “muito gratificante quando temos a notícia de recuperação”.
Vacina

A fisioterapeuta trabalha em Marília há dois anos. || Foto: Arquivo pessoal/Leandra Destro
 
Leandra afirmou que a ficha que seria vacinada caiu logo no momento em que ficou sabendo, mas ao chegar em sua casa na manhã desta terça-feira (19), após um intenso plantão de 24h, começou a ver notícias das primeiras pessoas vacinadas e se emocionou. "Me emocionei muito, pois dali algumas horas seria eu, e todo aquele cansaço que estava sentindo ia valer a pena. Foi uma pitada de esperança", contou ao Portal Ternura. 
Leandra terminou falando como o ano foi difícil. "Me doei por inteiro esse ano, pra cuidar de muitas pessoas, e jamais imaginei que também estaria sendo cuidada. Foi um ano muito difícil pra todos nós, pra mim que trabalhou foi dificil e tenho certeza que foi muito pior pra quem perdeu alguém que ama pra essa doença. Ainda não acabou, mas estamos quase lá", disse a fisioterapeuta. 
Ao ficar sabendo que seria vacinada, a enfermeira Dasy sentiu "uma emoção muito forte e uma grande esperança de dias melhores". Além disso, a profissional lembrou que é necessário continuar com as medidas preventivas para controlar a propagação da doença, evitando aglomerações, além de acreditar e apoiar a ciência brasileira, os órgãos públicos e servidores.
A enfermeira Dasy foi a primeira ibitinguense a ser vacinada contra a Covid-19 na segunda-feira (18), em São Paulo. || Foto: Arquivo pessoal/Dasy Candioto
 
NOTA DA REDAÇÃO
Ao publicarmos a matéria nesta terça-feira (19), informando que a fisioterapeuta Leandra Destro havia sido a primeira ibitinguense vacinada no estado, nossa equipe recebeu a informação de que a enfermeira Dasy Candioto, também ibitinguense, havia sido vacinada na manhã de segunda-feira (18), em São Paulo. Entramos em contato com ela e atualizamos a matéria, mantendo as duas profissionais, pois ambas representam nossa cidade na frente de combate à Covid-19, mesmo que em outros municípios, e a conquista da vacina é algo positivo para a população brasileira. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.