08/01/2021 às 07h13min - Atualizada em 08/01/2021 às 07h13min

Ibitinga: pelo menos cinco famílias perderam mais de uma pessoa para a Covid19

Portal Ternura
Arte: Reprodução/Prefeitura de Ibitinga
 
O novo coronavírus, causador da Covid19, já foi confirmado em mais de 2.123 moradores de Ibitinga. Desses, 55 pessoas perderam a vida devido às complicações da doença e 18% eram de apenas cinco núcleos familiares.
“Os dados apontam a necessidade de cuidados entre os núcleos familiares, principalmente quando um membro dessa família passa a sentir sintomas do novo coronavírus”, salientou Amanda Lambert, enfermeira coordenadora da vigilância epidemiológica de Ibitinga. “Das 55 pessoas falecidas, 10 faziam parte de apenas cinco famílias distintas”, reiterou Amanda.
Os cuidados sanitários de prevenção à doença devem ser intensificados em núcleos cuja doença pode estar presente. Distanciar-se dos demais membros é um dos cuidados que pode salvar vidas.
“Se uma pessoa está com sintomas gripais, deve, sim, evitar contato físico com outros membros da família. A doença age de maneira diferente em cada organismo. O que pode gerar um sintoma leve para o marido, pode se tornar grave para a esposa, filhos, pais e avós”, exemplificou a profissional do setor epidemiológico.
Em casos como esse, o uso de máscaras deve ser incluído pela família mesmo dentro de casa. A recomendação, é de que o paciente com síndrome gripal durma em cômodo separado e não compartilhe utensílios de uso comum. A higienização de pias, sanitários, maçanetas, controle remotos e outros locais deve se tornar frequente dentro da casa.
“As recomendações são ainda mais indicadas para famílias que possuem membros idosos, obesos ou comórbidos (doenças crônicas). De acordo com nossos dados, esses grupos possuem ricos maior de complicações por Covid19”, concluiu Amanda Lambert.
Negligência em procurar ajuda
A negligência em procurar ajuda médica ou a evasão de pessoas em fazer os testes, é outro agravante. A demora para confirmar a doença e iniciar o tratamento pode determinar o agravamento da doença.
“Outro ponto é o da automedicação, totalmente inadequado. Ao tomar remédios sem saber se os sintomas gripais são do novo coronavírus, as pessoas correm o risco de tratar a saúde de maneira errada, abrindo espaço para que a Covid19 evolua com gravidade no organismo”, alertou Amanda.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.