07/01/2021 às 09h06min - Atualizada em 07/01/2021 às 09h06min

Produtores rurais de Ibitinga realizaram 'tratoraço' na manhã desta quinta-feira (07)

Mobilização é contrária aos aumentos de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) propostos pelo Governo do Estado de São Paulo.

Portal Ternura
Produtores rurais de Ibitinga realizam "tratoraço" na manhã desta quinta (07). Foto: Gleison Landim/Portal Ternura
 
Os produtores rurais de Ibitinga e de todo o estado de São Paulo realizaram na manhã desta quinta-feira (07) um "tratoraço" contrário aos aumentos de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) propostos pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em Ibitinga, a mobilização contou com total apoio do Sindicato Rural de Ibitinga com Extensão em Tabatinga e a concentração começou às 07h30, em frente às revendedoras agrícolas na saída do Cristo.
Concentração começou por volta das 07h30. Foto: Gleison Landim/Portal Ternura
Vista aérea do tratoraço. Foto: Jean Gomes/Portal Ternura
 
Tratoraço em outros municípios
Segundo organizadores, cerca de 300 municípios paulistas aderiram ao tratoraço como forma de protesto. Itápolis e Jaboticabal estão entre as cidades mobilizadas. Veja abaixo:
Centro de Itápolis. Foto: Divulgação
Produtores de Jaboticabal também estão realizando tratoraço. Foto: Divulgação
 
Aumento de ICMS
A permissão da elevação do imposto foi por meio da Lei 17.293 de 15 de outubro de 2020, a qual entrou em vigência no dia 1º de janeiro de 2021. Tais mudanças podem onerar (ou seja, tornar mais pesados) os custos de produção e elevar consideravelmente os preços dos alimentos, combustíveis e até mesmo da energia elétrica. Esses aumentos impactarão diretamente o poder de compra da população.
Alguns produtos agrícolas, como adubos, fertilizantes, milho em grão e farelo de soja, de isentos, passarão a ter uma taxa de 4,14%. Também se encaixam nesse grupo os produtos veterinários, os defensivos e as rações.
A alíquota do óleo diesel e o etanol, combustíveis muito usados nos transportes, subirá de 12%, vão para 13,3%. Até mesmo a isenção da energia elétrica foi limitada até consumo de 1.000 Kwh/mês.
Suspensão do aumento de ICMS
Nesta quarta-feira (06), o Governo do Estado de São Paulo anunciou que suspendeu o aumento de ICMS sobre insumos agropecuários. Porém, na nota, o Executivo não menciona a elevação das alíquotas sobre diesel e energia elétrica. A agropecuária paulista tem alertado que esses dois itens têm grande impacto sobre os custos de produção, sendo usados ao longo de toda a cadeia produtiva.
Por conta disso, os tratoraços não foram suspensos e aconteceram em cerca de 300 municípios paulistas. 
Foto: Gleison Landim/Portal Ternura
Foto: Gleison Landim/Portal Ternura
Foto: Jean Gomes/Portal Ternura
Foto: Jean Gomes/Portal Ternura
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.