05/01/2021 às 14h00min - Atualizada em 05/01/2021 às 14h00min

Produtores rurais realizarão 'tratoraço' nesta quinta-feira (07)

Mobilização é contrária às elevações do ICMS sobre itens e insumos agrícolas.

Portal Ternura
Produtores rurais de São Paulo marcaram um “tratoraço” nesta quinta-feira (07) para protestar contra as elevações do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre diversos itens e insumos. As carreatas estão previstas para saírem dos pontos de partida às 07h. A permissão da elevação do imposto foi por meio da Lei 17.293 de 15 de outubro de 2020, a qual entrou em vigência no dia 1º de janeiro de 2021.
Tais mudanças devem onerar (ou seja, tornar mais pesados) os custos de produção e elevar consideravelmente os preços dos alimentos, combustíveis e até mesmo da energia elétrica. Esses aumentos impactarão diretamente o poder de compra da população.
Alguns produtos agrícolas, como adubos, fertilizantes, milho em grão e farelo de soja, de isentos, passarão a ter uma taxa de 4,14%. Também se encaixam nesse grupo os produtos veterinários, os defensivos e as rações.
A alíquota do óleo diesel e o etanol, combustíveis muito usados nos transportes, subirá de 12%, vão para 13,3%. Até mesmo a isenção da energia elétrica foi limitada até consumo de 1.000 Kwh/mês.
Em nota, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) afirmou que “segue empenhada em reverter o aumento no ICMS de insumos e produtos agrícolas promovido pelo governo estadual”, destacando que “elevar a tributação na atual conjuntura é inoportuno e prejudicial para a sociedade, pois acarretará custos de produção crescentes e encarecimento no preço dos alimentos para o consumidor final”. Além disso, a FAESP apoia o 'tratoraço'. 
Arte: Divulgação/FAESP/SENAR
 
Sindicato Rural de Ibitinga
O Sindicato Rural de Ibitinga com extensão de base em Tabatinga, por intermédio de seu presidente, Sérgio Quinelato juntamente com sua diretoria executiva se pronuncia a favor desta manifestação e pede apoio da população e dos produtores rurais para comparecer no local para que juntos possam derrubar esse decreto que irá impactar todo o estado de SP.  Em Ibitinga, a concentração será em frente as revendedoras agrícolas na saída do Cristo e terá início às 07h30.
 
*Com informações da Reuters
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.