02/12/2020 às 10h46min - Atualizada em 02/12/2020 às 10h46min

Mato alto atrai pragas e pode gerar multa ao proprietário do terreno

Portal Ternura
Foto: Divulgação/Prefeitura de Ibitinga
 
Em época de chuvas, a vegetação tende a crescer mais rápido. O mato, quando alto, pode servir de habitação para animais peçonhentos e outras pragas, que se aproveitam da sujeira para se proliferarem.
“É o caso de escorpiões e é o caso do mosquito da dengue. Os escorpiões gostam de estar em restos de madeira, lixo e entulhos. O Aedes aegypti, por sua vez, se reproduz em água parada, que normalmente se acumula em recipientes jogados a céu aberto e que podem estar escondidos em meio ao mato alto”, explicou Márcio Magliocchi, chefe de controle de vetores, da vigilância epidemiológica de Ibitinga.
Além dos problemas de saúde pública que a sujeira aliada ao mato alto causa, a roçagem de terrenos particulares é de responsabilidade legal do proprietário. A falta dessa manutenção pode gerar multa.
“Faz parte da cidadania e é responsabilidade legal do dono do terreno essa limpeza. Quando essa manutenção está em dia, as implicações positivas na saúde pública são diversas, evitando incidentes com picadas de escorpiões, evitando a dengue e evitando o aparecimento de outros bichos indesejados”, complementou Marcio.
O papel da Prefeitura
É dever da Prefeitura também zelar pela limpeza pública da cidade. Por isso, realiza diariamente os serviços de recolhimento de entulhos jogados indevidamente em locais públicos, mantém a roçagem de praças e canteiros em dia, bem como mutirões da limpeza durante o ano.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.