27/11/2020 às 08h06min - Atualizada em 27/11/2020 às 08h06min

Escorpiões e Aedes aegyti: o que há de comum entre o aracnídeo e o mosquito?

Portal Ternura
Arte: Divulgação
 
Em época de calor e de chuvas aumentam os registros de insetos e animais peçonhentos em área urbana dos municípios. Escorpiões e Aedes aegypti voltam a aparecer com mais frequência e traz problemas de saúde pública aos municípios de maneira geral. Mas, além da época, o que há de comum entre o aracnídeo e o mosquito causador da dengue?
“Sujeira. Esse é o fator em comum para a proliferação de escorpiões e do Aedes aegypti, bem como a limpeza é o fator em comum de combate ao aracnídeo e ao mosquito”, respondeu Marcio Magliocchi, chefe do departamento de controle de vetores da Vigilância Epidemiológica da cidade de Ibitinga.
Segundo o especialista, a sujeira se torna um ambiente favorável a esse tipo de problema em área urbana e rural. Entulhos, materiais amontoados a céu aberto, restos de construção e recipientes jogados em terrenos, tornam-se lugares de proliferação dessas pragas.
“O escorpião gosta de estar em locais como esses e acabam chegando às casas das pessoas em busca de comida. Quintais sujos facilitam a vida desses aracnídeos, que logo irão acessar o interior dos imóveis em busca de comida”, explicou.
“Com o Aedes aegypti é a mesma coisa, só que somado ao fator ‘água parada’, que se mantém nos mesmos locais sujos de lixo, muitas vezes com recipientes que acumulam água e transformam-se em criadouros do mosquito da dengue, um berço para eles”, complementou Magliocchi.
Diante do cenário, os especialistas recomendam a intensificação da limpeza em terrenos baldios, quintais e na casa. Remover entulhos, recolher o lixo com frequência, limpar caixas d’águas e calhas são alguns exemplos de combate ao problema.
“Para o escorpião a ideia é eliminar o habitat que ele gosta de morar. Além disso, a questão da sujeira atrai baratas e outros insetos que o escorpião adora. Uma casa suja e com baratas se torna um local de caça para o escorpião se alimentar e se reproduzir”, alertou o profissional.
NUNCA JOGUE VENENO EM ESCORPIÕES
O aracnídeo tem uma alta capacidade de se adaptar. O inseticida dificilmente o elimina, bem como piora a situação, conforme explica César Anversa, agente de endemias:
“O veneno fará com que o escorpião se esconda e, na maioria das vezes, ‘force’ uma reprodução rápida. Essa é uma característica de sobrevivência dos aracnídeos e, dessa maneira, nascerão outras dezenas de escorpiões – até 20 deles”, detalhou.
O escorpião amarelo (espécie T. serrulatus) tem um fator ainda mais agravante, segundo os especialistas: “as fêmeas se auto reproduzem sem a necessidade de fecundação, num processo chamado de partenogênese”, explicou Anversa.
O papel da Prefeitura de Ibitinga
É dever da Prefeitura também zelar pela limpeza da cidade. Por isso, realiza diariamente os serviços de recolhimento de entulhos jogados indevidamente em locais públicos, mantém a roçagem de praças e canteiros em dia, bem como mutirões da limpeza durante o ano.
DICAS PREVENTIVAS CONTRA O ESCORPIÃO
- Mantenha as lixeiras fechadas.
- Elimine lixo, entulhos e amontoados de madeira dos locais abertos
- Tape rachaduras e fissuras de paredes dos muros, onde o escorpião se esconde
- Dedetize a casa se a mesma estiver com baratas
- Com uma tela, tampe ralos e outras entradas que podem ser o acesso do aracnídeo. Os escorpiões podem vir do esgoto
- Não deixe roupas e roupas de cama jogadas no chão, pois podem servir de esconderijo para o escorpião
- Ao calçar um sapato, SEMPRE o bata de forma a verificar se nenhum bicho entrou nele
- Principalmente ao entardecer, deixe portas e janelas fechadas. Coloque soleiras em portas e janelas para proteger as entradas desses locais
DICAS PREVENTIVAS CONTRA A DENGUE
- Elimine a água parada de qualquer recipiente, dentro e fora de casa
- Limpe periodicamente a calha do imóvel
- Limpe e mantenha devidamente tampadas as caixas dágua
- Lave diariamente bebedouros e bebedouros de animais
- Coloque areia em vasos de plantas
- Tampe ralos que estejam em desuso e esfregue-os periodicamente
- Lave o reservatório externo da geladeira a cada desgelo
 
 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.