25/11/2020 às 15h52min - Atualizada em 25/11/2020 às 15h52min

Câncer de Próstata: mais de 66 mil casos devem surgir nos próximos três anos

Portal Ternura
O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge o sexo masculino. Nos próximos três anos, a doença deve atingir mais de 66 mil homens em todo o território nacional. A estimativa é do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
“A boa notícia é que os exames preventivos aumentam as chances de cura em até 90%. No entanto, o preconceito masculino ainda limita o diagnóstico precoce e ocasiona a morte de milhares de homens. O tabu do exame de toque ainda é forte entre o público”, salientou a enfermeira Carla Stanzani, da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF), na Vila dos Bancários, da cidade de Ibitinga.
O exame retal é o mais indicado para o diagnóstico da doença. O procedimento é feito por um médico urologista. A recomendação do Ministério da Saúde é de que o chamado “exame de toque” seja realizado uma vez por ano em homens acima de 40 anos de idade.
“O fator de risco aumenta ainda mais para homens acima dos 55 anos. Segundo o Inca, a cada 10 diagnósticos de câncer de próstata, nove são de homens com mais de 55 de idade”, complementou a enfermeira Jaqueline Landim, enfermeira da ESF da Vila Maria, do município de Ibitinga.
A enfermeira Amanda Lambert, coordenadora municipal da vigilância epidemiológica, lembra que o mês de novembro é voltado, especialmente, à conscientização sobre a doença e ao combate ao câncer de próstata.
“Ibitinga possui estrutura médica para o exame e diagnóstico da doença, inclusive com consultas médicas especializadas em urologia. As consultas podem ser obtidas por meio de encaminhamento de um clínico geral de qualquer unidade de saúde, presentes nas mais diversas regiões do nosso município. E isso vale para o ano todo”, ensinou Simone.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.