04/10/2020 às 19h34min - Atualizada em 04/10/2020 às 19h34min

Após sobrevoo, bombeiros ainda detectam foco de incêndio na região do Pantaninho

Chamas chegam a 1,5 km de extensão.

Portal Ternura
Foto: Divulgação
 
Na tarde deste domingo (04), após mais um sobrevoo na região do Pantaninho, o Corpo de Bombeiros de Ibitinga ainda detectou um foco de incêndio acima da Fazenda Perdizes, às margens do rio Jacaré-Pepira. A extensão das chamas chega a 1,5 km.
Esse local não tem acesso em terra, então equipes de bombeiros e das usinas da região estão se mobilizando para controla-lo pelo ar. A intenção é que até esta segunda-feira (05) o fogo seja controlado. Para isso, os envolvidos farão o reconhecimento da área logo cedo para ver como as chamas evoluirão deste domingo para esta segunda-feira.
Neste domingo, durante todo o dia, equipes das usinas Santa Fé e Irmãos Balera fizeram o ataque nos focos acessíveis por terra. Ainda não há um número oficial, mas estima-se que cerca de 1000 hectares tenham sido queimados.
Foto: Divulgação
 
Outro incêndio de grandes proporções
O sobrevoo deste domingo chegou próximo à região de Bocaina, onde foi possível perceber que outro incêndio de grandes proporções já queimou boa parte da área no entorno do Jacaré-Pepira.
A preocupação, agora, é que entre os dois incêndios, há uma extensa área verde onde as chamas ainda não atingiram, então é preciso controla-los a fim de preservá-la.
O Portal Ternura segue acompanhando o caso e atualizará as informações em breve.
 
Entenda o caso

Foto: Divulgação
Na quinta-feira (1º), um poste entrou em curto-circuito na Fazenda Água Branco de Toninho Fonseca, em Ibitinga, e se partiu, causando um incêndio que logo se alastrou para a região do Pantaninho.
A partir daí, a Prefeitura Municipal de Ibitinga, por meio do Secretário de Meio Ambiente Frauzo Ruiz Sanches, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Ibitinga entraram em ação e pediram auxilio ao Oswaldo do Aeroclube de Ibitinga que prontamente cedeu 03 aviões e 03 pilotos para o combate do incêndio na mata, que por ser fechada, dificulta o acesso por terra. Um novo trabalho de contenção do fogo, desta vez aéreo, foi iniciado. 
Usinas da região, como Itaquerê, Ipiranga e Conserva, cederam máquinas, homens e combustíveis para as aeronaves. Mesmo assim, o fogo se alastrava durante todo o sábado, 03, e foi consumindo o nosso Pantaninho até a tarde de ontem, quando foi finalmente controlado, mas deixando um prejuízo a fauna e a flora sem igual na história de Ibitinga.
A partir daí, o vento levou as chamas para a outra margem do Rio Jacaré-Pepira, município de Itajú, atingindo as fazendas Entre Rios e Perdizes que se localizam no fundo do Pantaninho e que tem um área enorme de cerrado. As duas fazendas contam com muitas áreas de pomares que estão abandonados, ou seja, são milhões de pés de laranja com capim seco subindo.
O fogo, então, ganhou combustão novamente e voltou a sair do controle. Centenas de pessoas estão trabalhando desde quinta-feira no combate ao incêndio, fazendeiros, proprietários, usineiros, trabalhadores braças das Usinas, a Família Balera, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura Municipal, Aeroclube de Ibitinga e outros heróis.

Foto: Divulgação
Curto-circuito deu início ao incêndio. Foto: Divulgação
Curto-circuito deu início ao incêndio. Foto: Divulgação
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.