04/10/2020 às 10h01min - Atualizada em 04/10/2020 às 10h01min

Tragédia em Ibitinga: Pantanal Paulista em chamas

Fogo na reserva ecológica já foi controlado, mas ventos carregaram as chamas para fazendas com pomares abandonados.

Portal Ternura
Foto: Divulgação
 
Fim da tarde de quinta-feira, dia 01, na Fazenda Água Branca de Toninho Fonseca, município de Ibitinga, um poste de transmissão de energia se rompe em curto-circuito e cai sobre o canavial da fazenda, iniciando um incêndio incontrolável.
Primeiro no Canavial e depois na Reserva Ambiental da Fazenda Água Branca que também foi consumida e logo em seguida atingindo uma das maiores reservas ecológicas do Estado de São Paulo, o Pantanal Paulista.
A baixa umidade do ar, mato seco e o calor jogaram o fogo para as margens do Rio Jacaré-Pepira. O fogo foi se alastrando para dentro do Pantaninho de forma incontrolável e consumindo toda a reserva natural e legal do Jacarezinho.
A partir daí, a Prefeitura Municipal de Ibitinga, por meio do Secretário de Meio Ambiente Frauzo Ruiz Sanches, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Ibitinga entraram em ação e pediram auxilio ao Oswaldo do Aeroclube de Ibitinga que prontamente cedeu 03 aviões e 03 pilotos para o combate do incêndio na mata, que por ser fechada, dificulta o acesso por terra. Um novo trabalho de contenção do fogo, desta vez aéreo, foi iniciado. 
Usinas da região, como Itaquerê, Ipiranga e Conserva, cederam máquinas, homens e combustíveis para as aeronaves. Mesmo assim, o fogo se alastrava durante todo o sábado, 03, e foi consumindo o nosso Pantaninho até a tarde de ontem, quando foi finalmente controlado, mas deixando um prejuízo a fauna e a flora sem igual na história de Ibitinga.
A partir daí, o vento levou as chamas para a outra margem do Rio Jacaré-Pepira, município de Itajú, atingindo as fazendas Entre Rios e Perdizes que se localizam no fundo do Pantaninho e que tem um área enorme de cerrado. As duas fazendas contam com muitas áreas de pomares que estão abandonados, ou seja, são milhões de pés de laranja com capim seco subindo.
O fogo, então, ganhou combustão novamente e voltou a sair do controle. Centenas de pessoas estão trabalhando desde quinta-feira no combate ao incêndio, fazendeiros, proprietários, usineiros, trabalhadores braças das Usinas, a Família Balera, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura Municipal, Aeroclube de Ibitinga e outros heróis.
O fogo continuava até ontem à tarde, agora nas Fazendas Entre Rios e Perdizes. Equipes seguem aguardando um novo sobrevoo para continuar o trabalho. Ainda não há um número oficial de quantos hectares foram queimados.
Foto: Divulgação
Curto-circuito deu início ao incêndio. Foto: Divulgação
Curto-circuito deu início ao incêndio. Foto: Divulgação
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.