03/10/2020 às 09h26min - Atualizada em 03/10/2020 às 09h26min

Centro de Especialidades começa a funcionar em Ibitinga nesta segunda-feira (5)

Média de atendimentos diários com médicos especialistas será de 150 pessoas.

Portal Ternura
Centro de Especialidades Médicas de Ibitinga começa a funcionar nesta segunda-feira (05). Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
 
O Centro de Especialidades Médicas (CEM) de Ibitinga começa a funcionar nesta segunda-feira, dia 5 de outubro. A construção possui acessibilidade e estrutura para atender cerca de 200 pessoas por dia. 
“Nesta segunda-feira (5) já temos 175 pacientes agendados para consultas nas mais diversas especialidades médicas. Neste ambulatório, a população de Ibitinga contará a princípio com pediatra, ginecologista, obstetra, cardiologista, ortopedista, gastroenterologista, oftalmologista, dermatologista, pneumologista, urologista e otorrinolaringologista”, listou o gestor executivo do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), o sr. Roberto Gonella.
O  CEM possui uma área de mais de 440m² e está localizada, estrategicamente, ao lado da UPA. Segundo a enfermeira e diretora técnica do SAMS, Queila Pavani, pacientes que aguardavam atendimento especializados em outras cidades, agora poderão ser atendidos em Ibitinga
CEM tem capacidade para atender cerca de 200 pacientes diariamente. Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
 
“O Centro de Especialidades minimizará em muito o problema da fila de espera por especialidades. Pacientes que antes precisavam ser encaminhados para fora e que, dificilmente encontravam vagas devido à demanda regional, agora serão atendidos na própria cidade”, complementou Queila Pavani, enfermeira diretora do SAMS.
“É, realmente, um marco histórico. O CEM agora se soma ao conjunto da estrutura de saúde pública em Ibitinga, que avançou significativamente nos últimos três anos. E essa evolução geral teve forte influência técnica através da parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP/USP)”, reconheceu Roseli Mochi, diretora administrativa do SAMS
“Ibitinga dobrou o número de equipes de saúde da família, contratou mais médicos, mais enfermeiros e mais agentes comunitários para atender a Atenção Básica. Agora, amplia suas atividades com o Centro de Especialidades para melhorar o atendimento ambulatorial em um sistema referenciado que vai fortalecer a saúde pública do município”, concluiu Roberto Gonella.
Como surgiu o Centro de Especialidades Médicas

Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
 
A área onde está construído o Centro de Especialidades, era uma construção não terminada ao lado da UPA e a primeira idéia era usar o espaço como pronto socorro infantil. No entanto, a gestão 2017-2020, amparada pelas orientações e consultorias técnicas da FMRP/USP ampliou o objetivo do local para uma necessidade ainda maior: atendimento médico especializado.  

“Com a análise da Faculdade de Medicina de Ribeirão ficou claro que o atendimento à demanda de urgência e emergência infantil pode ser realizada na UPA, que deve receber algumas adequações para a criação de uma Ala Infantil e na Santa Casa. Isso fez com que a área fosse muito melhor aproveitada para atender a pediatria e também outras especialidades” completou Gonella. 

Segundo o gestor, Ibitinga possui um déficit de pediatras na rede básica, principalmente para acompanhar as crianças com histórico de saúde mais complexo. “No centro de especialidades, as crianças terão todo esse acompanhamento, além de outros pacientes importantes, como portadores de doenças crônicas, idosos e mulheres na ala exclusiva de Saúde da Mulher”, explicou o gestor. 

O prédio está dividido em Ala 01 para todas as especialidades e a sala de pequenos procedimentos e cirurgias e a Ala 02 que é exclusiva de saúde da mulher e da pediatria. "Temos um consultório privativo de ginecologia e obstetrícia, com banheiro próprio e toda a privacidade que as pacientes mulheres precisam durante a consulta”, explicou Queila Pavani. 
CEM conta com uma ala exclusiva para saúde da mulher e pediatria. Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura

O prédio foi construído inicialmente com repasses do Governo do Estado de São Paulo e após o convênio ter sido interrompido no início de 2019 com metade da obra concluída, a Prefeitura utilizou recursos próprios do município para finalizar a construção. “Isso reforça a importância de uma gestão bem planejada, coordenada e pautada em dados e análises técnicos confiáveis. Agora, temos uma  estrutura adequada para atender crianças nas questões hospitalares e também um Centro de referência especializada em nossa região”, completou Gonella.
 
Visita técnica
No dia 29 de setembro, profissionais da área da saúde de Ibitinga realizaram uma visita técnica ao Centro de Especialidades Médicas para conhecerem o local. Confira as fotos: 
CEM conta com uma ala direcionada à saúde da mulher e à pediatria. Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
CEM conta com ala de especialidades e sala de curativos e pequenos procedimentos. Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
Foto: João Vitor Custódio/Portal Ternura
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.