18/09/2020 às 11h19min - Atualizada em 18/09/2020 às 11h19min

Educação: Ibitinga bate novo recorde na nota do IDEB

Atual nota está acima da média nacional, de 5.7 para os anos iniciais da rede municipal de ensino.

Portal Ternura
Arte: Reprodução/Prefeitura de Ibitinga
 
O município de Ibitinga registrou novo recorde na nota do indicador do aprendizado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A evolução saltou de 5.8 em 2013 para 6.5 em 2019. A atual nota está acima da média nacional, de 5.7 para os anos iniciais da rede municipal de ensino.
“Esses índices são utilizados pela educação para alinhar as ações pedagógicas na rede. A evolução observada é o reflexo das ações de formação continuada, parcerias consolidadas, investimento em materiais didáticos, melhoria na infraestrutura das unidades, capacitações das equipes gestoras, empenho e comprometimento de todos os docentes - que são a linha de frente deste trabalho”, disse o secretário municipal de Educação, Francisco Talarico.
O IDEB é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática através da Prova Brasil, junto ao fluxo escolar da taxa de aprovação. 
“Atualmente, esse índice é calculado a cada dois anos e observa-se que Ibitinga está em um crescimento gradativo e contínuo de desenvolvimento”, complementou Francisco.
Pandemia
No ano de 2020, com a chegada do novo coronavírus e a instauração de uma pandemia mundial, as aulas presenciais de todo o Estado de São Paulo foram suspensas. Para minimizar os prejuízos no aprendizado, Ibitinga adotou as aulas remotas como alternativa para driblar o impacto negativo.
“O objetivo foi o de manter o estímulo de aprendizagem do aluno através de atividades pedagógicas sugeridas por professores pelo Whatsapp e Facebook. Os pais tiveram participação essencial nesse processo, já que eles foram os responsáveis por receber as orientações e aplicar as tarefas em casa com seus filhos”, contou Francine André, coordenadora do Núcleo Pedagógico de Ibitinga.
Saiba mais
O Ideb é o principal indicador da qualidade da Educação Básica no Brasil. O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb sintetiza em um único indicador dois conceitos importantes para aferir a qualidade do ensino no país:
1. Fluxo: representa a taxa de aprovação dos alunos;
2. Aprendizado: corresponde ao resultado dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), aferido tanto pela Prova Brasil, avaliação censitária do ensino público, e a Aneb, avaliação amostral do Saeb, que inclui também a rede privada.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.