04/09/2020 às 07h07min - Atualizada em 04/09/2020 às 07h07min

Sete de Setembro será comemorado com Live nesta segunda-feira (07)

Orquestra de Metais Ignácio Correa de Lacerda, de Ibitinga, comemora a Independência do Brasil com uma apresentação especial.

Portal Ternura
Arte: Reprodução/Prefeitura de Ibitinga
 
A Orquestra de Metais Ignácio Correa de Lacerda, de Ibitinga, comemora a Independência do Brasil com uma apresentação especial, em Live pelo Facebook. A programação produzida pela Prefeitura Municipal será transmitida nesta segunda-feira (7), pelo Portal Ternura FM, às 12h.
“A Orquestra apresentará um repertório de cerca de 30 minutos e as pessoas poderão interagir com a Live pelas redes sociais. Devido à pandemia, o tradicional desfile não pode ser feito, mas essa Live representará todas as escolas, entidades e órgãos que todos os anos desfilam pelas ruas da cidade, em um ato de civilidade e amor à Pátria”, expressou Marcos Rodakevisk, secretário de Cultura de Ibitinga.
No repertório estão o Hino da Independência, o Hino Nacional Brasileiro, Salve Ibitinga, as músicas Canção do Soldado, Canção do Expedicionário, Canção da Infantaria, além de grandes sucessos populares, como Garota de Ipanema, Bêbado e o Equilibrista, Aquarela Brasileira e Poupurri (Raul Seixas).
Orquestra
Foi em novembro de 1979, sob a direção do maestro Quincas, que a história da atual Orquestra de Metais Ignácio Correa de Lacerda começou. 
“Na época, o grupo era uma banda que tinha como integrantes os saudosos músicos da velha guarda: Aristídes Basso, Manuel Oliveira, Albino Miorale e Marino de Paula”, complementou um dos atuais músicos integrantes, Joaquim Neto.
Atualmente, a Orquestra é dirigida pelo filho do maestro originador dessa trajetória, 
Alexandre Correa Silva. O grupo é composto por 13 músicos, que comandam saxofones, clarinete, trompetes, trombones, guitarra, baixo, bateria e percussão.
“Em relação ao repertório e arranjos, a Orquestra evoluiu ao longo do tempo. Hoje, ela não só toca as clássicas e saudosas canções, como se adaptou às novas sonoridades. Rock, samba, bossa nova, pop e jazz fazem parte do repertório atual do grupo”, disse o Maestro Alexandre Corre Silva.
A Orquestra de Metais Ignácio Correa de Lacerda nem sempre levou esse nome. No início, ela era classificada como Banda Musical e passou a ser chamada de Banda Municipal em 2002, quando firmou uma parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, junto com a Associação de Artes de Ibitinga (Assari).
“Alguns anos depois, quando a instrumentação passou por atualizações, finalmente foi denominada Orquestra de Metais. Além de fazer apresentações em eventos típicos da cidade, a orquestra também realiza projetos de ensino musical em entidades da cidade”, informou a gestora da Assari, Aurea Galli.
A convite, o grupo já se apresentou em cidades de toda a nossa região, como São Carlos, e também na Grande São Paulo, em Guarulhos.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.