31/07/2020 às 07h23min - Atualizada em 31/07/2020 às 07h23min

Ibitinga 3 corre risco de desabamento 

Rachaduras, trincas e paredes com estrutura deteriorada apavora moradores do residencial.

Portal Ternura
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibitinga
 
A reportagem do Portal Ternura esteve visitando o Residencial Popular ‘Ibitinga 3’ para averiguar as denúncias de rachaduras nos apartamentos que foram enviadas por moradores do local.
Segundo os relatos colhidos destes moradores, apartamentos de pelo menos 2 blocos vêm sofrendo rachaduras estruturais que estão aumentando a cada dia e se arrastam há alguns anos, e, principalmente no período de chuvas, é notório que o aterro onde foram construídos os predinhos acabam cedendo.
Vários apartamentos foram visitados e constatou-se a existência de rachaduras em todos, o que vem causando insegurança das famílias, que temem o risco de um possível desabamento.
“Em alguns casos, a espessura da rachadura é tão grande que cabe a mão em meio ao vão, além de relatos do barulho de estalos que vem da dilatação da laje.” – comenta o jornalista Robson de Rosa, do Portal Ternura.
O  jornalista ainda afirma: “Que o terreno está cedendo é fácil de ser constatado. Basta ver o muro que segura o aterro. Está completamente envergado, pronto para ceder.”
Veja a reportagem: 
 
Vídeo: Portal Ternura
 
Nos últimos tempos, alguns apartamentos foram até desocupados pelos moradores que com medo de ficar dentro, tamanho as rachaduras, trincos e estalos, decidiram deixar o imóvel, ficando hospedados em casa de parentes de amigos.
O Residencial ‘Ibitinga 3’  abriga muitas famílias que por diversas vezes procuraram a Caixa Econômica Federal, instituição que destinou recursos financeiros para a construção da obra, porém os reclamantes afirmam que ainda não tiveram qualquer respaldo.
A Caixa Federal diz que a responsabilidade é da Prefeitura. Após a denúncia feita pelo Jornalista Robson de Rosa, um engenheiro do banco esteve no local para averiguar a obra. Segundo os moradores, o profissional disse que o caso  é sério e precisa ser resolvido com urgência.
O projeto de construção do ‘Ibitinga 3’ iniciou na Gestão 2008 a 2011, quando a  então empreiteira contratada para a execução da obra quebrou e não concluiu as obras. A mesma só teve a conclusão de seu projeto por outra empreiteira contratada na gestão 2012 a 2015. O fato preocupante de toda essa história é que uma tragédia eminente pode acontecer no local e colocar em risco dezenas de famílias, pois as falhas de ordem estrutural são muitas e notórias. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.