27/07/2020 às 10h36min - Atualizada em 27/07/2020 às 10h36min

PANDEMIA: Polícia Militar, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e GCM realizam operação de conscientização

MULTA: de acordo com decretos municipal e estadual, é obrigatório o uso de máscaras. Órgãos fiscais podem aplicar multas para pessoas e estabelecimentos que não seguirem a medida. Operação foi realizada no final de semana.

Portal Ternura
10 policiais militares, em 4 viaturas, participaram da operação. Foto: Diego Mádaro/Portal Ternura
 
No último final de semana, a Polícia Militar (PM), a Vigilância Sanitária, o Conselho Tutelar e a Guarda Civil Municipal de Ibitinga realizaram uma operação de conscientização à população quanto ao uso de máscaras e a não aglomeração de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus.
Dentre os papéis de abordagem, a Polícia MIlitar  realizou com inúmeros indivíduos, enquanto a Vigilância Sanitária ficou responsável em conversar com os adultos e o Conselho Tutelar por sua vez, com os menores que por ali circulavam. No caso dos adolescentes, os responsáveis foram chamados nos locais para que fossem liberados. 
No sábado (25), o Portal Ternura acompanhou e registrou as ações das equipes. Embora o foco tenha sido a região de maior movimentação da Avenida Engenheiro Ivanil Francischini - o "Passeiódromo", a ação também foi realizada na Praça João Abrão e no bairro London Park. A operação aconteceu das 21h às 23h.
Ao todo, 27 pessoas foram autuadas por não estarem usando máscaras e causando aglomeração. Uma equipe composta por 10 policiais militares, quatro agentes da Vigilância Sanitária, quatro agentes do Conselho Tutelar e quatro guardas civis participaram dessa operação na noite do dia 25, comandada pelo 1º Sargento PM Pinheiro em contato com o 1º Tenente PM Gomes.
Na sexta-feira (24), a ação aconteceu das 20h às 23h. O Conselho Tutelar não participou, mas a operação contou com o auxílio da Vigilância Sanitária Estadual. No domingo (26), a ação aconteceu das 17h às 21h.
Quatro guardas civis, em 2 viaturas, participaram da operação. Foto: Diego Mádaro/Portal Ternura

Policiais discutindo o andamento da operação. Foto: Diego Mádaro/Portal Ternura
 
USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARAS
O Decreto Municipal publicado no dia 30 de março de 2020 pela Prefeitura de Ibitinga estabeleceu o uso obrigatório de máscara, o que imperou com o decreto do estado, que também exigiu o uso do equipamento de proteção.
Segundo o Art. 3º, Enquanto perdurar as determinações de isolamento e distanciamento social, bem como as restrições ao funcionamento pleno das atividades, é obrigatório o uso de máscaras de proteção facial, preferencialmente de uso não profissional.
Tal medida vem sendo mantida conforme os novos decretos foram publicados a cada fase de atualização do Plano São Paulo.
 
MULTAS

Agentes da Vigilância Sanitária de Ibitinga e do Conselho Tutelar participaram da operação. Foto: Diego Mádaro/Portal Ternura
 
O Governo do Estado de São Paulo, por meio do Decreto nº 64.959, de 04 de maio de 2020, também destacou o uso obrigatório do material. Segundo o Art. 7º da Resolução nº 96 da Secretaria de Saúde, de 29 de junho de 2020:
As penalidades de multa para transeuntes que não estiverem usando as máscaras cobrindo corretamente o nariz e boca, estão fixadas em 19 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo, correspondentes a R$ 524,59.
Em relação aos estabelecimentos, a resolução afirma: Art. 6º -  As penalidades de multa, ficam fixadas em 182 (cento e oitenta e duas) Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - UFESP's, correspondentes a R$ 5.025,02 para cada usuário existente no interior do estabelecimento no momento da fiscalização, e que não estiver utilizando a máscara cobrindo corretamente nariz e boca.
Operação ocorreu durante o final de semana, entre os dias 24 a 26 de julho. Foto: Diego Mádaro/PortalTernura

Operação ocorreu durante o final de semana, entre os dias 24 a 26 de julho. Foto: Diego Mádaro/PortalTernura
 
PLANO SÃO PAULO
Na semana passada, por meio da 8ª atualização do Plano São Paulo, a região de Ibitinga passou da fase laranja para a fase amarela. Um novo decreto, estabelecendo as novas normas e regras, sairá no dia 31 de julho. Portanto, Ibitinga permanece na fase laranja.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.