25/07/2020 às 06h53min - Atualizada em 25/07/2020 às 06h53min

Ibitinga vai para a fase amarela no Plano SP, porém Sistema de Saúde local atinge capacidade máxima

Ocupação dos leitos da UTI da Santa Casa local está em 110%. Profissionais da Saúde alertam sobre o período e a nova fase que poderá acelerar a contaminação. Mais um óbito foi registrado nesta sexta-feira,24

Portal Ternura
Santa Casa de Ibitinga opera com sua capacidade máxima de internações. Foto: Divulgação
Após a divulgação da atualização do Plano São Paulo, feita através da coletiva de imprensa nesta sexta-feira pelo Governador do Estado de São Paulo - João Doria, a região de Araraquara (SP), que compreende o município de Ibitinga, vai para a fase amarela, o que flexibiliza o comércio, por exemplo, nos setores de alimentação, academias e salões de beleza, obedecendo uma série de cuidados e protocolos sanitários. 
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal, será publicado um decreto para nortear segmentos e trazer novas orientações quanto a essa nova fase.
No entanto, a nova fase já é comemorada por inúmeras pessoas na cidade, porém a Santa Casa de Ibitinga, instituição que assiste aos pacientes de COVID-19 da cidade e oriundos da região está lotada de internados. De acordo com sua diretoria, o sistema de saúde está operando com 110% de sua capacidade dos leitos para pacientes de Covid-19 na UTI - Unidade de Terapia Intensiva que assiste aos casos mais graves da doença. Ainda nesta sexta-feira, foi registrado o 13º óbito de um Ibitinguense.
Por ser referência na microrregião, Ibitinga recebe pacientes de outras cidades para tratamento na Santa Casa de Ibitinga. "Neste momento, dois pacientes estão sendo atendidos em leitos de UTI da Santa Casa de nossa cidade. Os dois são confirmados para Covid-19" - afirma Vanessa Pultrini, diretora da instituição.
Pultrini se diz bastante preocupada, juntamente com a equipe médica e demais profissionais, e fala da cautela diante de uma maior flexibilização que poderá promover o colapso do sistema. A diretora afirmou ainda que possivelmente dois pacientes serão transferidos ainda neste sábado (25) para hospitais da região: um para Américo Brasilense e outro para Bauru.
De acordo com o  boletim epidemiológico da doença, emitido todas as noites pelo Comitê formado para ações de combate ao novo coronavírus, nas últimas 24 horas, o cenário está assim:

20 pacientes cumpriram o período de quarentena e podem ser considerados curados.
- 02 suspeitos foram descartados para Covid-19.
- 03 pacientes receberam alta da Santa Casa. 02 são confirmados para Covid-19 e 01 é suspeito. Todos seguem em isolamento domiciliar.
- 10 testes rápidos foram “positivos”. 03 para a presença de anticorpos (curados) e 07 para a presença do vírus. 01 está em leito de enfermaria, na Santa Casa de Ibitinga. Do total, 08 testes são particulares.
- 08 exames de PCR foram confirmados “positivos”. 4 deles são particulares e ainda não tinham entrado nos boletins anteriores como suspeitos. O início dos sintomas se deram de 09 a 16/07.
- Por ser referência na microrregião, Ibitinga recebe pacientes de outras cidades para tratamento na Santa Casa de Ibitinga. No momento, dois pacientes estão sendo atendidos em leitos de UTI da Santa Casa de nossa cidade. Os dois são confirmados para Covid-19.
- Hoje, foram realizadas 04 coletas de SRAG e 11 de SG.
Até o momento, Ibitinga teve 359 confirmações, sendo 178 pelos testes de PCR (Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave) e 181 confirmações de “testes rápidos”.
Outros 120 casos suspeitos aguardam confirmação de exame PCR:
109 pacientes que não necessitaram de internação ou que tiveram alta, e estão em isolamento domiciliar
08 estão em leitos de enfermaria na Santa Casa de Ibitinga
01 está em leito de UTI na Santa Casa de Ibitinga
01 transferência para hospital da região
01 óbito suspeito
Um alerta! Muitos casos positivos são confirmados nos mesmos núcleos familiares e residenciais. É necessária muita atenção no ambiente residencial e evitar contato com idosos, gestantes e portadores de fatores de risco como: diabetes, hipertensão, síndrome de down, puérpera, imunodeficiências, doenças cardiovasculares, hepáticas, neurológicas e renais crônicas, asma e obesidade.
• Conforme anunciado, foi ampliada a testagem em PCR de pacientes com Síndrome Gripal (SG), o que naturalmente deve ampliar o número de suspeitos e confirmações nos próximos dias. 
• “Testes rápidos” podem confirmar pessoas que já tiveram contato com o vírus (anticorpos). Por isso, os casos confirmados de “teste rápido” estão separados dos testes de PCR.
**matéria atualizada em 24/07/20 às 18h30.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal, Santa Casa e Vigilância Epidemiológica
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.