09/07/2020 às 10h49min - Atualizada em 09/07/2020 às 10h49min

IBITINGA: Comitê realiza reunião e discute ações de alerta ao combate à COVID-19

Todo paciente notificado com síndrome gripal fará o PCR a partir da semana que vem. O teste rápido não é eficiente ao olhar clínico, comenta diretora da Santa Casa.

Portal Ternura
Na manhã desta quinta-feira, dia 09 de julho, no auditório da Prefeitura Municipal, a prefeita Cristina Arantes esteve em reunião com o vice-prefeito Frauzo Sanches, vereadores Carlinhos, Mira e Alliny, Equipe da Vigilância Epidemiológica, padre Eduardo Roda, médicos do corpo clínico da Santa Casa e a diretoria, enfermeiros e funcionários do Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS) para discutir as ações de combate à pandemia do novo coronavirus.
ALERTA
O alerta à questão do número de infectados e o descaso que uma parte da população exerce, como falta do uso de máscaras, principalmente entre os jovens, foi um dos temas principais na pauta da reunião.
Um dos médicos participantes, Doutor Eduardo Jacob - Médico e Diretor Técnico do Corpo Clínico da Santa Casa, se diz preocupado sobre a questão da contaminação de SARS-COV-2, e sobre a importância da população se conscientizar sobre o  distanciamento social, reforçando também, a estrutura modelo de atendimento diferenciado que Ibitinga realiza, junto às visitas dos profissionais nas casas dos pacientes confirmados e monitorados em 'isolamento domicilar'. Já Doutor Orestes Russi Neto, Médico e Diretor Clínico da instituição, fez um alerta pelo possível  colapso no atendimento da ala de enfermaria, devido ao número crescente de pessoas doentes e sintomáticas que precisam ser internadas. E afirmou:"Ibitinga já está com número alto de pacientes na enfermaria. Precisamos reforçar sobre a conscientização que a população deve ter quanto aos cuidados para não infectar mais gente".
Também explanou sobre a preocupação dos médicos, Doutor Osmar Inoccente, ele que é presidente da Unimed Ibitinga, salientou que a curva de contaminação na cidade está exponencial, ou seja, um número específico é multiplicado diariamente por um valor constante, de forma que cresce rapidamente e parece se tornar matematicamente “incontrolável”. Isso significa que, à medida que a quantidade aumenta, aumenta também a taxa na qual ele cresce. Para o médico, a pandemia só vai paralisar mediante uma vacina, por isso, minimizar os efeitos é somente pelo comportamento preventivo.
Durante as explanações, a Diretora do SAMS, Queila Pavani, relatou as ações de combate a COVID-19, tendo a equipe da Santa Casa em conjunto com a Vigilância Epidemiológica, uma constante intregração de informações que visam diminiur os impactos da pandemia na cidade. 
E em meio às informações preocupantes, Queila falou da excelente adesão da população frente a vacinação contra gripe, onde Ibitinga cumpriu a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, superando os números e garantindo uma cobertura ampla no âmbito da saúde, frente à gripe e possíveis pacientes doentes.
A prefeita Cristina Arantes que idealizou o encontro entre os profissionais, apresentou-se bastante preocupada e determinou ações imediatas para 'reforçar' a conscientização da população frente à prevenção do novo coronavírus. "A participação dos médicos junto à radio local, mídias e outros meios de comunicação, será uma importante ferramenta de ajuda neste momento" - comentou a prefeita à jornalista Daniela Branco de Rosa, presente na reunião e representando o jornal Matutino.
Teste PCR
A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, a enfermeira Amanda Lambert, falou que todo paciente notificado com síndrome gripal fará, a partir da próxima semana,  a coleta do material para exame de PCR, o que favorecerá o diagnóstico mais preciso no resultado.
Segundo a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o teste PCR é considerado o “padrão ouro” ou “padrão de referência”, o RT-PCR é o exame que identifica o vírus e confirma a covid-19. Para isso, o teste busca detectar o RNA do vírus através da amplificação do ácido nucleico pela reação em cadeia da polimerase.
As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes) de nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta). A abordagem do exame, no momento, é do profissional de saúde que está atendendo o paciente no hospital, ambulatório ou consultório. Isso porque é preciso saber a fase da doença para a coleta da amostra.
ADEQUAÇÕES
Vanessa Pultrini, Diretora da Santa Casa também explanou no encontro sobre as adequações que foram realizadas na Santa Casa, para atendimento aos pacientes de Covid-19. E ainda, na próxima semana, dará início ao recrutamento dos médicos do REVALIDA (programa do Governo Federal obrigatório a profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no Brasil. Esse programa regulariza o serviço prestado) e também contará com o retorno de profissionais da saúde do grupo de risco que estavam afastados para auxiliar no atendimento à população infectada por COVID-19. 
A reunião foi finaliza às 10h15 e satisfatória nas decisões e discussões, segundo a Prefeita Municipal Cristina Arantes.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.