04/07/2020 às 07h12min - Atualizada em 04/07/2020 às 07h12min

Boas práticas: veja formas criativas do comércio cumprir a ‘fase laranja’ da quarentena

Nesta fase, as restrições quanto ao funcionamento do comércio e da prestação de serviços ficam mais limitadas, por determinação do Governo do Estado de SP.

Portal Ternura
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibitinga
 
A região de Araraquara, a qual pertence o município de Ibitinga, foi posicionado na ‘fase laranja’ do plano de quarentena estadual (Plano São Paulo). Nesta fase, as restrições quanto ao funcionamento do comércio e da prestação de serviços ficam mais limitadas, por determinação do Governo do Estado de SP.
((( NA ÍNTEGRA: LEIA O DECRETO COM TODAS AS REGRAS )))
“Na classificação ‘laranja’, o comércio e os serviços em geral precisam restringir seu atendimento presencial diário a quatro horas, salvo as atividades internas. Além disso, a capacidade de lotação interna do estabelecimento deve ser limitada a 20%”, explicou Tatiana Fodra, secretária de Assuntos Jurídicos de Ibitinga.
As mudanças também alcançam bares, restaurantes, pizzarias e similares. Na ‘fase laranja’, esses estabelecimentos não podem atender o público presencialmente, a não ser em caráter delivery e drive-thru.
Em ambos os casos, outras medidas sanitárias de prevenção permanecem. Uso de EPIs, máscaras, higienização de ambientes, oferecimento de álcool em gel, distanciamento de pessoas e orientações de conscientização; são critérios obrigatórios para o funcionamento dos comércios.
BOAS PRÁTICAS
Uma das formas criativas de cumprir requisitos obrigatórios do Decreto é a de personalizar o ambiente de modo a agregar valor ao negócio. Placas orientativas, por exemplo, que devem ser afixadas externa e internamente nas lojas, podem servir para aumentar a credibilidade do estabelecimento.
“O lojista pode desenvolver os avisos com as cores e a logo da empresa, acrescentando uma mensagem que fale da importância que a loja dá à saúde do cliente, por exemplo. Dessa forma, é possível adaptar a obrigatoriedade do Decreto a uma série de materiais: placas, panfletos, adesivos etc.”, explicou o publicitário Lucas Pascoal.
“Estas ações preventivas e criativas notadas em diversas lojas do Centro são muito importantes e demonstram que medidas simples fazem a diferença na segurança de funcionários e clientes. As medidas também agregam valor à marca ao demonstrar que está preocupada com a saúde de seus clientes”, disse André Racy, secretário de Turismo, Comércio e Indústria.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
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