02/06/2020 às 07h32min - Atualizada em 02/06/2020 às 07h32min

Ibitinga: munícipes devem intensificar cuidados de combate a escorpiões

Portal Ternura
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibitinga
 
A vigilância epidemiológica do município de Ibitinga alerta a população sobre os cuidados de combate a escorpiões. O aparecimento dos aracnídeos está intimamente ligado à sujeira e ao acúmulo de entulhos em quintais e terrenos.
“Nos últimos cinco meses a nossa equipe capturou mais de 300 escorpiões. Desses, a maioria estava em área urbana. Os aracnídeos gostam de ambientes sujos, com amontoados de madeira, restos de construção e acúmulos de lixo similares”, explicou Marcio Magliochi, chefe do departamento de controle de endemias, em Ibitinga.
Além da limpeza, outros cuidados preventivos podem ser tomados pelos moradores. Um deles é o de colocar telas em todos os ralos e pias da casa.
“Isso porque o aracnídeo também pode chegar ao interior das residências pelos encanamentos. Mas não é só isso. Ao entardecer, o morador deve evitar deixar janelas e portas abertas. De preferência, colocar soleiras nas portas e vedar as janelas. Estes cuidados evitam o acesso do bicho à casa”, disse Marcio.
O morador que possui muros com rachaduras também precisa ficar atento. Escorpiões podem se abrigar nas frestas e sair à noite para se alimentar, inclusive dentro da casa. Por isso, é recomendável fechar estas rachaduras com cimento.
ATENÇÃO: jogar produto químico em escorpiões pode piorar a situação
O alerta é do próprio Ministério da Saúde, que atesta que o produto químico é ineficaz no combate ao aracnídeo. Marcio Magliocchi explica:
“Piora a situação porque o escorpião é resistente. Ele foge, se esconde e fica dias sem aparecer – o que dá uma sensação de que o problema foi resolvido. Mas, na verdade, é em meio a esse estresse causado pelo veneno que o bicho se reproduz ainda mais rápido”, explicou Marcio.
Dedetizar o ambiente fechado é uma opção para casas que apresentam muitas baratas – alimento “favorito” dos escorpiões. Neste caso, é prudente exterminar o inseto, “lembrando que a dedetização não irá matar o escorpião, mas o ambiente limpo e livre de baratas não será atraente para o aracnídeo”, concluiu Magliocchi.
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.