30/04/2020 às 18h40min - Atualizada em 30/04/2020 às 18h40min

Ibitinga confirma 2º caso de COVID-19 e aumenta preocupação com circulação em ranchos

Final de semana prolongado preocupa autoridades sanitárias frente ao contágio.

Portal Ternura
A vigilância epidemiológica de Ibitinga confirmou na tarde desta quinta-feira (30/04), mais um caso de COVID-19 (novo coronavírus) na cidade. O morador não foi atendido na rede de saúde de Ibitinga e está internado em hospital particular de Bauru/SP. O paciente é do sexo masculino, possui 54 anos, teve o início dos sintomas em 20/04 e não possuí fatores de risco. 
Segundo apuração preliminar trata-se do caso que foi mencionado em nota que circulou há dois dias em grupos de whatsapp e que foi atribuída ao presidente do Clube Náutico Isabela. A nota explicava que um sócio - morador de Ibitinga e que cumpria o isolamento no clube - estava internado em Bauru com forte suspeita de Covid-19 e que o irmão do mesmo esteve recentemente em Ibitinga e também foi diagnosticado com a doença. 
O paciente teve contato com outras pessoas no Clube Náutico Isabela e houve a recomendação de isolamento destas pessoas e para que elas procurem as unidades de saúde caso apresentem sintomas como febre e falta de ar.  
Em 21 de março de 2020, a Prefeitura Municipal publicou o decreto nº 4.640 que proíbe a entrada de veículos e o ingresso temporário ou permanente, de pessoas que não residam de forma fixa e contínua em condomínios localizados na cidade, com exceção dos presidentes e funcionários dos clubes. 
O decreto também proíbe a locação de ranchos e o acesso aos embarcadores, exceto por pescadores profissionais residentes em Ibitinga.  
O objetivo das proibições é evitar a circulação de pessoas, principalmente vindas de outros municípios nas áreas de veraneio (ranchos) da cidade e, com isso, diminuir o risco de contágio do COVID-19 e garantir o respeito à quarentena imposta em todo o Estado de São Paulo. 
No entanto, com mais de 10 clubes náuticos espalhados por Ibitinga, o cumprimento das regras depende da conscientização dos proprietários e da ação efetiva de todos os presidentes das associações que organizam estes clubes. 
Vale lembrar que nenhuma cidade pode proibir a circulação de pessoas durante a quarentena e, por isso, é muito importante o cumprimento espontâneo do isolamento social. 
“Durante a quarenta imposta pelo Governo do Estado tivemos 02 feriados prolongados e neste final de semana, teremos mais um por conta do do Dia do Trabalhador. Infelizmente, a contemplação de nossas belezas naturais devem ficar para um segundo momento, pós-pandemia e será fundamental que cada cidadão da nossa cidade se sinta responsável pela sua saúde, dos familiares e amigos, para evitar as aglomerações e reuniões familiares nos próximos dias e entenderem que o problema é real e que vidas estão em risco”, afirmou o Secretário de Turismo e Comunicação da Prefeitura Municipal, André Racy.
 
Acesse o boletim médico diário clicando aqui.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.