30/04/2020 às 13h16min - Atualizada em 30/04/2020 às 13h16min

Ibitinga: Decreto municipal recomenda uso de máscaras para toda população

Na cidade, uso em estabelecimentos já é é obrigatório.

Portal Ternura
Na semana passada, a Prefeitura de Ibitinga publicou um decreto que recomenda o uso de máscaras de proteção facial a toda população. As orientações têm como objetivo ampliar as prevenções de contágio do novo coronavírus (Covid-19).
“A recomendação é feita mesmo às pessoas que não possuem sintomas da doença. Mas vale frisar que o decreto não exclui nem minimiza todas as outras orientações profiláticas e de isolamento social do Ministério da Saúde. O uso de máscara é mais uma ação que reforça o cuidado, junto com as medidas de higiene pessoal”, explicou a secretária de assuntos jurídicos, Tatiana Froda.
Estabelecimentos
Ontem (29), o uso de máscaras de proteção facial se tornou obrigatório dentro dos estabelecimentos de funcionamento permitido nesta quarentena. A determinação serve tanto para funcionários das empresas, quanto para clientes.
Pela regra, os estabelecimentos devem restringir a entrada de pessoas que não estejam com a cobertura de proteção.
“A norma é importante para proteger não só os funcionários destes estabelecimentos, mas também os próprios clientes. A máscara serve como uma barreira física das gotículas que podem estar com o vírus, e que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, ou a objetos e alimentos”, explicou Tatiana Fodra.
Nessa quarta-feira, alguns supermercados fixaram avisos que informavam aos clientes sobre a medida de proteção adicional e obrigatória. O descumprimento da determinação pode acarretar em multa e cassação de licença de funcionamento.
Importância
O uso de máscaras (mesmo em pessoas assintomáticas) se tornou uma recomendação do Ministério da Saúde após estudos chineses revelarem que um grande número de infecções acontece a partir de pessoas que não apresentam sintomas do coronavírus.
“Ao falar, por exemplo, a pessoa assintomática (que não tem sintomas de covid19) lança gotículas invisíveis no ar. Estas gotículas podem contaminar outras pessoas e a máscara pode evitar esse contágio ‘invisível’, funcionando como uma barreira física”, explicou didaticamente a médica infectologista da Santa Casa de Ibitinga, Luciana Sgarbi.
Máscaras
Além das máscaras de uso hospitalar, o Ministério da Saúde autorizou o uso de ‘máscaras caseiras’. Estas, podem ser de tecido comum, preferencialmente em duas ou mais camadas.
 
A exemplo de outras cidade da região, Jaú também obrigará sua população ao uso de máscaras protetivas. Um novo decreto, publicado no fim da tarde da ontem (29), assinado pelo prefeito Rafael Agostini, estabelece que o uso de máscaras passa a ser obrigatório e pune, com rigor, estabelecimentos comerciais que permitirem acesso de cliente sem o uso do dispositivo.
Segundo o decreto, os frequentadores de filas em bancos, lojas, lotéricas, supermercados devem obrigatoriamente, por forçado decreto, usar a máscara protetiva. A mesma obrigatoriedade é dirigida a quem se vale do transporte público ou privado, no caso, ônibus , táxis e congêneres.
O passageiro só poderá ingressar nos veículos quando estiver usando a máscara. Aos desobedientes o decreto estabelece uma multa que começa  em R$ 1.000 e pode chegar à casa dos 10 mil reais.
Em caso de reincidência, o estabelecimento corre o risco de ser lacrado com a suspensão do alvará de funcionamento.
 
 
*Com informações da Prefeitura de Ibitinga e do site Plantão de Polícia
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.