03/04/2020 às 09h23min - Atualizada em 03/04/2020 às 09h23min

Ibitinga: SAMS visita propriedades rurais e vacina dezenas de idosos contra a gripe

Portal Ternura
Foto: Reprodução/Prefeitura de Ibitinga
 
A Prefeitura de Ibitinga, através do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), se dirigiu a propriedades rurais para vacinar mais de 60 idosos contra a gripe. Os trabalhos foram desenvolvidos essa semana.
“Dos vários sítios visitados, muitos tinham idosos acamados. A imunização foi levada, inclusive de barco, a moradores que residem às margens do Rio Jacaré Guaçu”, detalhou Queila Pavani, enfermeira diretora do SAMS.
A cidade de Ibitinga já vacinou 6.485 pessoas, na cidade. Destas, 5.430 são idosas e 1.055 são profissionais da saúde. Ambos os grupos são prioritários nesta primeira fase de campanha de vacinação, que vai até 15 de abril.
“Da meta de imunização estabelecida para idosos, já alcançamos 80%. Agora, vamos aguardar a chegada de um novo lote de vacinas para a conclusão dos trabalhos desta primeira etapa”, explicou Queila Pavani.
Os lotes são distribuídos pelas DRS (Diretorias Regionais de Saúde), de acordo com critérios e metas estabelecidos pelo Ministério da Saúde e também do Governo do Estado de SP.
Cuidados tomados em Ibitinga
Este ano, Ibitinga adotou medidas para evitar a aglomeração de pessoas nos pontos de vacinação, com foco nas recomendações de prevenção e enfrentamento ao coronavírus.
“Uma destas medidas foi a de aumentar o número dos pontos de vacinação e descentralizar a campanha para prédios maiores e mais ventilados. Para isso, estamos usando as escolas de alguns bairros, já que as mesmas estão fechadas, atualmente, por conta da pandemia do coronavírus”, explicou a enfermeira Jaqueline Landim.
No Centro, os enfermeiros também fizeram vacinação 'drive thru', para idosos que estavam em carros. Nos pontos de vacinação, houve o controle de entrada de pacientes e a organização de distanciamento de pessoa para pessoa. Os idosos acamados estão sendo atendidos na própria casa (saiba mais aqui).
“Também estamos utilizando com rigor as normativas de higiene e limpeza, bem como os insumos de proteção individual durante a campanha”, frisou Jaqueline.
Coronavírus
A vacina contra a gripe NÃO PROTEGE a pessoa contra o coronavírus. Entretanto, a dose imuniza contra a gripe dos tipos influenza/H1N1 – tão letais quanto o coronavírus.
“Para se prevenir contra o coronavírus é preciso manter hábitos saudáveis e de higiene, pois ainda não existe vacina para esta doença. Lavar as mãos com água e sabão, ficar longe de aglomerações de pessoas e fazer uso do álcool em gel são algumas medidas importantes de prevenção”, ensinou a médica infectologista, Dra. Luciana Sgarbi.
Atualmente, a recomendação é de que ninguém – principalmente idosos – saia de casa para fazer qualquer coisa que não seja essencial. A medida visa eliminar a disseminação do coronavírus, que é altamente contagioso e pode matar. (Saiba mais aqui)
 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.