26/03/2020 às 13h37min - Atualizada em 26/03/2020 às 13h37min

Segundo lote de vacinas contra a gripe terminou em poucas horas em Ibitinga

Demanda foi semelhante ao início da vacinação, na última segunda-feira. Vigilância Epidemiológica afirma que novo lote de vacinas será para segunda-feira, dia 30.

Portal Ternura
Procura nos pontos de vacinação superou todas as edições anteriores. Foto: Diego Madaro/Portal Ternura
 
A vacinação contra a gripe que recomeçou nesta quinta-feira (26), na cidade de Ibitinga e as doses esgotaram em poucas horas. Estas primeira fase de vacinação, a imunização segue até o dia 15 de abril e se destina a idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, que fazem parte dos grupos prioritários. 
“A vacina contra a gripe NÃO protege contra o coronavírus. Entretanto, ela imuniza contra a gripe dos tipos influenzas/H1N1, que também é perigosa e pode levar à morte”, alertou Jaqueline Landim, enfermeira do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde).
O NOVO LOTE de vacinas enviado pela DRS de Araraquara está previsto para a próximas segunda-feira, dia 30 de março, afirmou a Vigilância Epidemiológica do município.
Este ano, a cidade conta com cinco pontos de vacinação, dos quais quatro são em escolas de diversos bairros:
Confira os endereços:
Escola Sandra Regina Siviera (Horário 8h30 – 14h30)
Rua Sebastião Flávio Pinheiro, 497, Jardim Maria Luiza II
EMEI Rosa Monteforte Camargo (Horário 8h30 – 14h30)
Rua Pedro Zeponi, n° 80 - Vila dos Bancários
Escola Estadual Maria Aparecida dos Santos Oliveira (Horário 8h30 – 14h30)
Avenida Albino de Batista, 289, Vila Maria
Escola Estadual Ângelo Martino (Horário 8h30 – 16h)
Avenida Dom Pedro II, 645, Centro
PSF Vila Simões (Horário 8h30 – 14h30)
Rua Antenor Simões Maia, s/n, Vila Simões
A escolha dos pontos faz parte da estratégia da Prefeitura e do SAMS para a logística de vacinação e também é uma forma de prevenção ao coronavírus. 
“Os prédios são mais amplos e possuem maior ventilação, o que facilita a organização e o distanciamento de paciente para paciente durante os procedimentos, conforme nos recomenda o Ministério da Saúde”, explicou Jaqueline Landim.
Diante da pandemia do coronavírus (Covid-19), as medidas normativas de higiene e limpeza foram potencializadas nessa vacinação. Equipamentos de proteção individual dos profissionais, bem como o uso de álcool em gel para pacientes estão sendo usados com rigor nesta campanha.
Ibitinga adotou sitema de "drive thru" para vacinar idosos e profissionais da área da saúde.
 
IDOSOS ACAMADOS
Em Ibitinga, os idosos acamados podem contar com a Prefeitura que, através do SAMS, fará a vacinação na casa da própria pessoa. Para isso, os familiares do idoso deve agendar a vacinação. Saiba mais clicando aqui.
Recomendação
Como orientação, o SAMS pede para que as pessoas não levem acompanhantes, a não ser em caso de necessidade. “Quanto menos pessoas estiverem em contato umas com as outras é melhor, neste período de pandemia do coronavírus”, recomendou Queila Pavani, diretora do SAMS.
A Prefeitura ainda pede que as pessoas mantenham a higiene em dia, lavem as mãos e, se possível, estejam munidos com álcool em gel ao se dirigirem aos pontos de vacinação.
Vacinas de rotinas estão suspensas
O Ministério da Saúde suspendeu até 15 de abril a vacinação de rotina – aquelas que fazem parte do calendário vacinal de crianças e adultos. CLIQUE E SAIBA MAIS.
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.