17/03/2020 às 15h51min - Atualizada em 17/03/2020 às 15h51min

Prefeitura adota medidas de prevenção contra o coronavírus; via sacra também foi cancelada

"Encenação da Via Sacra ao Vivo" completa 38 anos em 2020. Datas para apresentações serão discutidas entre o grupo e a Prefeitura Municipal.

Portal Ternura
Via Sacra ao Vivo - espetáculo também foi suspenso durante o período. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Ibitinga suspendeu por tempo indeterminado diversas atividades de ordem pública na cidade. As medidas foram adotadas como forma de prevenção ao coronavírus, conforme orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Educação, do Governo do Estado de SP.
De acordo com o decreto municipal 4.632, publicado no dia 16, estão ou serão suspensos gradativamente eventos públicos, aulas municipais e os transportes público escolar, universitário, urbano e rural.
“O decreto ainda determina a suspensão de viagens de agentes políticos e de servidores públicos, bem como a de alguns serviços que exigem atendimento ao público, como os que acontecem no CRAS, no Centro Dia do Idoso e CREAS”, complementou Edson Fernando Inácio, secretário municipal de Governo.
As atividades culturais e esportivas estão ou serão suspensas gradativamente. A medida de prevenção atinge, inclusive, a realização da apresentação da Via Sacra ao vivo de Ibitinga. O funcionamento da Biblioteca Municipal e do Museu Duílio Galli também foi suspenso.
“No esporte iremos suspender os projetos de lazer, como as aulas de hidroginástica, ginástica e escolinhas de futebol, vôlei, xadrez e qualquer outra atividade com aglomeração de pessoas, inclusive campeonatos”, reiterou Juca Margadona, secretário de Esportes.
A suspensão de atividades também chegou a outros órgãos e entidades. O Projeto Guri, por exemplo, por determinação Estadual, adotou o mesmo procedimento.
ALVARÁS
Pelo decreto, ficam suspensas a autorização e a emissão de alvarás para a realização de eventos públicos ou privados, bem como aqueles já emitidos até o dia 16 de março.
SAÚDE
A rede de saúde pública permanecerá com todas as suas atividades em funcionamento. O SAMS adotou protocolos de segurança e os profissionais de saúde estão preparados para cuidar da saúde da população.
COMITÊ DE PREVENÇÃO
O mesmo decreto, assinado pela Prefeita Municipal Cristina Arantes, também cria o ‘Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19)’.
“Este comitê está composto por representantes de diversas secretarias e autarquias. Ele tem o objetivo de estabelecer e divulgar ações de prevenção à transmissão do vírus e se reunirá diariamente, se necessário, para avaliar as ações para enfrentamento e contingência para a doença, podendo rever os atos a qualquer tempo”, concluiu Edson Fernando Inácio, secretário municipal de Governo.
 
VIA SACRA AO VIVO
Em nota à imprensa, o Grupo de Teatro Bom Jesus de Ibitinga (SP), que há 38 anos apresenta a "Encenação da Via Sacra ao Vivo", com realização da Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga e Apoio da TV TEM informou que a existência da pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), nos termos declarados pela Organização Mundial da Saúde e, considerando as orientações e determinações do Ministério da Saúde sobre a Pandemia do Covid19 (Novo Coronavírus), o Decreto nª 64.864, de 16 de março de 2020, do Governador do Estado de São Paulo, e finalmente, o Decreto nº 4;632, de 16 de março de 2020, da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Ibitinga, em especial no constante de seu inciso IX, do artigo 4º, comunicou aos seus membros e ao público em geral, a suspensão da realização das apresentações da encenações da "Via Sacra ao Vivo", programadas para os dias 08 e 10 de abril de 2.020.

Ainda segundo o porta voz do grupo de Teatro Bom Jesus: "Vale ressaltar que as apresentações foram suspensas e não canceladas, podendo, eventualmente, serem realizadas em outras datas".
Na programação de apresentações, o Grupo de Teatro Bom Jesus informou ainda que, as apresentações da "Via Sacra ao Vivo", agendadas nas cidade de São Carlos no dia 04 de abril e na cidade de Jahu no dia 05 de abril, foram canceladas por decisão das Prefeituras das respectivas cidades, de comum acordo com as Paróquias envolvidas na realização do evento.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.