13/03/2020 às 07h11min - Atualizada em 13/03/2020 às 07h11min

Coronavírus vira pandemia e alerta mundial preocupa. Aprenda a se proteger!

Portal Ternura
Foto: Reprodução
 

O Ministério da Saúde confirmou o 73º caso do novo coronavírus, no Brasil. A Organização Munidial da Saúde (OMS) considera que a doença já se tornou uma pandemia. Diante deste cenário, qual a recomendação do Ministério da Saúde para os brasileiros? De acordo com a médica infectologista, Dra. Luciana Sgarbi, a prevenção é semelhante a outras doenças respiratórias.
“Precisamos estar cientes dos métodos de prevenção que, basicamente, são os de lavar as mãos frequentemente, usar lenço descartável para higiene nasal, evitar tocar os próprios olhos, boca e nariz estando com a mão suja, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, usar álcool em gel nas mãos e manter ambientes ventilados”, exemplificou a especialista.
As recomendações ainda indicam evitar o compartilhamento de objetos como talheres, pratos, copos ou garrafas, “bem como não manter contato próximo com pessoas que apresentem sintomas de doenças respiratórias, principalmente aquelas pessoas que estiveram em países com disseminação da doença”, completou Luciana.
Atualmente, só se consideram casos suspeitos no Brasil aqueles em que o paciente manifesta sintomas em até 14 dias após voltar de algum local com alta disseminação do vírus.
Prevenção em Ibitinga
Antes mesmo da primeira confirmação da doença do Brasil, o município de Ibitinga iniciou ações de prevenção, na Santa Casa, que realizou um treinamento específico para os profissionais da saúde.
“A Santa Casa está preparada com treinamento especializado e já equipou a unidade com máscaras, luvas e abastecimento de álcool em gel. Nossos profissionais estão orientando os pacientes e familiares dos mesmos ao uso constante do álcool em gel como forma de prevenção”, disse Vanessa Putrini, diretora da Santa Casa.
O mesmo treinamento foi feito com profissionais da saúde de todas as unidades do SAMS também. “Somos uma estância turística e queremos estar preparados para qualquer eventual problema com o coronavírus”, confirmou o atual gestor executivo do SAMS, João Rogério.
Para quem vem de viagem
As pessoas que estiveram em países considerados de risco da doença e que estão apresentando os sintomas do novo coronavírus, devem ficar em quarentena domiciliar.
“Isso significa que as pessoas devem procurar o serviço de saúde e ficar em casa por cerca de 14 dias, em tratamento. É mais uma forma de prevenção para que o coronavírus não se espalhe para outras pessoas”, disse Frauzo Ruiz Sanches, vice-prefeito de Ibitinga. A mesma indicação serve àqueles que tiveram contato com pessoas que estiveram em viagem internacional e passaram a apresentar os sintomas.
“Os sintomas são febre, coriza, tosse, dor de garganta e dificuldade de respirar. Perceba que são sintomas comuns de uma gripe, por exemplo, e que devem ser levados em consideração, principalmente, se o paciente viajou para os países de risco ou teve contato com alguém que esteve em um dos países da lista de disseminação da doença”, concluiu Luciana Sgarbi.
Pandemia
Na quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o Codv-19 (coronavírus) uma pandemia. O termo segnifica que a doença já se espalhou por diversos continentes e tem sua transmissão sustentada entre as pessoas. A doença já atinge mais de 124 mil pessoas no mundo e fez mais de 4,6 mil mortos. 
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.