25/02/2020 às 09h23min - Atualizada em 25/02/2020 às 09h23min

Bolsas europeias sofrem pior dia desde 2016 com propagação de coronavírus

Mercado global perdeu US$ 474 bilhões nesta segunda-feira por conta do alto nervosismo pelo avanço do surto na Ásia, na Itália e no Irã.

Portal Ternura
Pico nos casos do vírus deixou seis mortos na Itália e partes do norte industrial do país praticamente em isolamento (cnsphoto/Reuters)
 
As ações europeias sofreram a sua maior queda desde meados de 2016 nesta segunda-feira (24). As bolsas tiveram desempenho negativo por conta de um salto nos casos de coronavírus na Itália, Coreia do Sul, Japão e Irã.
A propagação do vírus pelo mundo levou os investidores a investirem na segurança do ouro e títulos do governo e eliminou cerca de 474 bilhões de dólares dos mercados acionários europeus, com os investidores reavaliando o provável impacto do surto.
A bolsa de Milão caiu mais de 5,5% após um pico nos casos do vírus ter deixado seis mortos na Itália e partes do norte industrial do país praticamente em isolamento, o que deve interferir de forma negativa na economia do país. Foi o pior dia para a bolsa italiana desde meados de 2016.
O índice FTSEurofirst 300 caiu 3,76%, a 1.605 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 3,79%, a 412 pontos, registrando a maior queda percentual intradia desde que o Reino Unido votou para sair da União Europeia em junho de 2016. As bolsas de Frankfurt e Paris caíram mais de 4%. As empresas aéreas ficaram entre os piores desempenhos, com EasyJet, Ryanair, Air France e Lufthansa caindo entre 7,4% e 12,6%.
O índice de viagem e lazer da Europa despencou 6% e foi o setor regional com maior fraqueza. “O desempenho de hoje significa que os mercados não esperavam que isso se tornasse uma grande questão fora da China”, disse Craig Erlam, analista sênior de mercado da Oanda. “Os investidores vão ficar muito mais sensíveis agora.”
 
 
Fonte: EXAME
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.