18/01/2020 às 08h02min - Atualizada em 18/01/2020 às 08h02min

Ibitinga teve resultados satisfatórios no combate à dengue, afirma DRS

Representantes do Departamento estiveram na cidade e aprovaram o desempenho nas ações públicas aplicadas em 2019.

Portal Ternura
Representantes do Departamento Regional de Saúde (DRS III) e da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) aprovaram o desempenho de Ibitinga nas ações de combate à dengue, em relação ao ano de 2019. Os resultados foram apresentados em reunião da Sala de Situações da Dengue, convocada pelo próprio DRS e ocorrida esta sexta-feira (17).
“Ibitinga é hoje uma referência para outros municípios que compreendem a nossa regional. E isso é reflexo de todo um trabalho que o município faz em relação às ações de prevenção, controle e combate ao mosquito da dengue”, disse Sonia Regina Souza Silva, diretora de planejamento do DRS.
Em três anos, a Administração Municipal ampliou o número de agentes de endemias, que saltou de 13 (2016) para 23 (2019). O crescimento de 130% permitiu 150 mil visitas a imóveis da cidade e outras inúmeras ações e projetos executados pela equipe. Além disso, o município potencializou as campanhas de conscientização.
“Quando assumimos a gestão em 2017, investimos muito no combate à dengue. Em 2016, a população havia sofrido com 2.200 casos da doença. Em 2017 tivemos 43, em 2018 foram 26 e em 2019, apesar dos milhares de casos em Araraquara e Bauru, registramos apenas 210 casos. Os números são positivos, mas não podemos nos descuidar. A preocupação em 2020 é o novo risco de epidemia em todo o Estado”, disse Cristina Arantes, prefeita de Ibitinga.
A reunião também contou com a presença de Florisvaldo Fiorentino, atual diretor do Departamento Regional de Saúde. Para ele, a eficácia das ações de combate é um reflexo de determinação de prefeitos.
“A cidade de Ibitinga está bem organizada e é desta forma que o mosquito precisa ser combatido. A mobilização de um prefeito nesse processo é muito importante e Ibitinga tem um quadro que se apresenta positivo”.
Preocupação com 2020
Apesar dos dados positivos, as autoridades do Brasil se preocupam com o ano de 2020. De acordo com o Ministério da Saúde, 11 estados do País devem sofrer este ano com surto de dengue, inclusive o Estado de São Paulo.
“E essa preocupação, obviamente, é a nossa aqui de Ibitinga também. E nesse contexto, a Prefeitura manterá intensificadas todas as ações de prevenção, controle e combate à dengue. Não podemos relaxar e, junto com a população, vamos vencer esta guerra”, complementou Márcio Magliocchi, chefe do departamento de endemias.
Mutirão
Está programada para começar no próximo dia 27 o Mutirão da Limpeza. A Prefeitura investirá na contratação de maquinários para os serviços de recolhimento de entulhos e de materiais inservíveis em todos os bairros da cidade (clique aqui e saiba mais).
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.