16/01/2020 às 07h51min - Atualizada em 16/01/2020 às 07h51min

Cidade do Bordado Shopping vai ajudar Ibitinga?

Comerciantes com lojas de rua levantam questões de fragilização do mercado; estudo aponta reativação de estabelecimentos e expectativa positiva.

Portal Ternura
Um estudo aponta que a chegada de um shopping center num município, agrega positivamente o impacto socioeconômico gerado com o empreendimento.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce), foram considerados como critérios deste estudo, os resultados obtidos entre municípios que possuíam e com outros 20 municípios que não possuíam shoppings, mas com localização geográfica próxima, renda familiar, população e PIB aproximados das cidades com shopping. Desta forma, foi realizada análise evolutiva de diversos indicadores socioeconômicos no período de dois anos antes e dois anos após a inauguração dos shoppings.
Entre os principais resultados destacados nas cidades analisadas que receberam um shopping Center: valorização imobiliária de 46% na região do entorno do shopping; aumento de 82% na arrecadação do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano); crescimento de 168% do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que demonstra as transações ocorridas no setor imobiliário; crescimento de 130% de arrecadação do ISS e 79% de ICMS; crescimento de 52% da frota de veículos. As cidades com shopping também tiveram um aumento de 67% no número total de postos de trabalho contra um crescimento de apenas 37% das cidades sem shopping.
 
MAS E O COMÉRCIO DE RUA?
Dados do estudo revelam ainda que a chegada dos centros de compras também provoca uma reativação de estabelecimentos de comércio e serviços no entorno, derrubando assim o estigma de que shoppings prejudicam o comércio de rua.
Apesar de ainda existir o estigma de que a chegada de um shopping center prejudica e até compromete a sobrevivência do varejo de rua, pode-se observar, nas lojas de rua, um movimento  rumo à renovação e atualização dos ativos, assim como a qualificação do atendimento e dos serviços  são reestruturados. Portanto, a competição mostra-se saudável na direção do aumento na qualidade geral dos serviços prestados.
Os setores comercial e de serviços mostraram-se diretamente impactados pela implantação de um shopping center. O estudo aponta que grande parte das cidades tem nos setores de comércio e de serviços os grandes motores da economia local, os quais possuem grande relevância na arrecadação de impostos e na geração de empregos. Além de gerar receitas tributárias, o shopping center gera maior formalização dos serviços e do comércio local, estimulando a qualificação e a profissionalização no comércio e nos prestadores de serviços da região, que por sua vez buscam equiparar-se ao nível da nova oferta comercial implantada, gerando um ciclo virtuoso entre os setores.
 
GERAÇÃO DE EMPREGOS
Um shopping de porte pequeno a médio gera centenas de vagas de empregos diretos. Durante o período analisado observou-se um crescimento do número de postos de trabalho cresceu 34% nas cidades com shopping contra apenas 14% das cidades sem shopping. Este número reflete não só os postos de trabalho criados pelo shopping, mas também o surgimento de novas empresas prestadoras de serviço e comércios no entorno do empreendimento.
 
DESENVOLVIMENTO URBANO E SOCIAL
O desenvolvimento urbano e social que a chegada do shopping center agrega a um município pode ser avaliado pelo aumento da qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, são analisadas as seguintes informações: empregos por habitante, frota de veículos, impressões quanto a melhoras urbanas ocorridas na região e impressões quanto a mudanças no setor comercial da região.
Além disso, o comércio  tende a ampliar o mix local, com a instalação de novas redes varejistas de atuação nacional e marcas consagradas. Essas novas operações são atraídas pela nova dinâmica do comércio local, muitas vezes impactada pela abertura do shopping.
 
Fonte de informações: Abrasce/Brasil Econômico
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