14/01/2020 às 06h46min - Atualizada em 14/01/2020 às 06h46min

SAMS monta estratégia para facilitar exame de papanicolau nas unidades de saúde

O SAMS anunciou que atenderá em horário especial as mulheres que quiserem fazer o exame de papanicolau. A estratégia será mensal e foi montada em todas as unidades de saúde da cidade. A ideia, é que cada posto atenda as mulheres até às 19h, ao menos uma v

Portal Ternura
“A Prefeitura quer facilitar o acesso da mulher a esse exame e potencializar a prevenção e a saúde da mulher. Criamos um cronograma onde cada unidade de saúde, ao menos uma vez por mês, receberá as mulheres até às 19h”, informou Queila Pavani, enfermeira diretora do SAMS.
Normalmente, o atendimento de uma unidade de saúde se dá até às 16h, exceto em dias específicos de campanhas. A escolha por estender o horário pelo menos uma vez ao mês beneficia mulheres que não podem fazer a coleta no horário normal.
“Muitas trabalham e acabam não fazendo o exame por falta de tempo. E isso é muito ruim porque o papanicolau é um exame extremamente importante para a saúde feminina. Criando esta facilidade, o número de coletas deverá aumentar”, complementou Queila.]
Recomendado
Médicos recomendam que mulheres façam o papanicolau anualmente. O exame é capaz de encontrar irregularidades no aspecto das células do colo uterino. É considerado um dos principais exames da mulher para analisar possíveis lesões cancerígenas no colo do útero.
O exame também é capaz de descobrir infecções e inflamações vaginais, lesões causadas por HPV e doenças sexualmente transmissíveis que não manifestam sintomas externos.
CONOGRAMA
- Izolina - toda última quinta-feira do mês;
- Posto Central - toda última segunda-feira do mês;
- Ypê - toda primeira segunda-feira do mês;
- Bancários - toda primeira terça-feira do mês;
- Simões - toda primeira quarta-feira do mês
- Santa Clara - toda última terça-feira dr cada mês
- Vila Maria -  toda primeira terça-feira de cada mês
Preparo
Dois dias antes do exame, a mulher deve evitar as relações sexuais envolvendo qualquer tipo de penetração. A mulher também não deve fazer uso de duchas, pomadas, cremes ou medicamentos na região da vagina.
Exames de toque também devem ser evitados. É importante também não estar no período menstrual, pois este fato prejudica o resultado do exame. Após a menstruação, o ideal é esperar ao menos dois dias antes de realizar o exame.
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.