13/01/2020 às 11h07min - Atualizada em 13/01/2020 às 11h07min

HOJE: Profissionais da saúde participam de palestra sobre hanseníase

A atualização será ministrada no auditório da Prefeitura, pela dermatologista Isabella Vareschi de Rosa Martins.

Portal Ternura
A Prefeitura de Ibitinga, através do SAMS, agendou para hoje, dia 29 de janeiro, às 10h30, uma palestra sobre hanseníase. A atualização será ministrada no auditório da Prefeitura, pela dermatologista Isabella Vareschi de Rosa Martins.
O foco principal da palestra é atualizar os profissionais de saúde sobre formas de prevenção e tratamento da doença. De acordo com a diretora do SAMS, Queila Pavani, a iniciativa é incentivada pela campanha nacional do “Janeiro Roxo”, dedicada ao assunto.
“A hanseníase é uma doença ainda presente em nosso País e que necessita de cuidados. O diagnóstico precoce é extremamente importante para a cura e esta palestra atualizará os conhecimentos dos profissionais sobre como identificar e tratar pacientes com esta patologia”, explicou Queila.
O que é hanseníase?
É uma doença infecciosa e contagiosa que causa manchas dormentes na pele. Quem tem a doença pode perder a sensibilidade térmica e o tato. As complicações também podem surgir como caroços, inchaço, formigamento, febre, sangramento, feridas como úlceras na pele, ressecamento do nariz e dos olhos, além de fraqueza muscular e dor nas articulações.
“A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, que acomete a pele e os nervos periféricos, mas que também pode afetar outros órgãos: fígado, testículos, rins e olhos”, especificou a enfermeira Queila Pavani.
A doença é transmitida, principalmente, pelas vias respiratórias superiores e seu tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Basicamente, a cura é feita por meio de medicamento oral durante um período que pode chegar a 12 meses. Se não for tratada, a doença pode gerar sequelas tanto na pele, como neurológicas”, concluiu a dermatologista Isabella Vareschi de Rosa Martins.

Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.