30/12/2019 às 09h04min - Atualizada em 30/12/2019 às 09h04min

Ibitinga: mais de 70 caminhões de entulhos são recolhidos no Jd. Mirante

Segundo a Secretaria de Administração, o mutirão emergencial também foi realizado em outros bairros, como no Jd. Taquaral, Maria Luiza I, Água Quente, Jd. Alzira e Jd. Adriana.

Portal Ternura
A Prefeitura recolheu 72 caminhões de entulhos, em trabalho de mutirão feito no bairro Jardim Mirante. O número representa cerca de 570 toneladas de materiais que estavam jogados a céu aberto. O serviço de limpeza foi executado no dia 21 de dezembro.
Segundo a Secretaria de Administração, o mutirão emergencial também foi realizado em outros bairros, como no Jd. Taquaral, Maria Luiza I, Água Quente, Jd. Alzira e Jd. Adriana.
“Estes e outros bairros apresentavam grande acúmulo de entulhos em terrenos baldios ou locais irregulares. Infelizmente, parte dos moradores não se conscientizou sobre o mal que está causando para a saúde pública da cidade”, alertou Antonio Carlos Feitosa, secretário de Administração.
O “mal” se relaciona à proliferação de pragas e animais peçonhentos. Sujeira e entulho tornam-se um ambiente de reprodução de aranhas, escorpiões, ratos e – se estiverem associados ao acúmulo de água – do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus e chikungunya.
“Quando o morador despeja lixo e entulho a céu aberto, fortalece a presença de tais pragas na área urbana. É por isso que atualmente há tantos registros do aparecimento de escorpiões nas casas das pessoas”, explicou Marcio Magliocchi, chefe do departamento do Controle de Vetores.
Trabalho da Prefeitura
A Prefeitura intensificou os trabalhos de limpeza nas ruas e terrenos públicos da cidade. Porém, há que se destacar que o recolhimento de entulhos em áreas particulares (terreno e calçadas) não é responsabilidade do poder público.
“O morador comete crime ambiental ao despejar esses materiais a céu aberto. O correto é contratar uma empresa de fornecimento de caçambas”, informou Naira Paschoal, da Ouvidoria Municipal da Prefeitura. “A colaboração deve ser de todos: moradores e Prefeitura”, complementou.
DENÚNCIAS
O morador também pode denunciar uma ação irregular. Para isso, basta ter no celular o aplicativo ‘eOuve’, que é o app da Ouvidoria Municipal. Lá o usuário envia solicitações e reclamações e pode anexar arquivos, fotos e vídeos.
“O bom do aplicativo é que o cidadão terá, mediante seu registro, um número de protocolo para acompanhar o status/andamento do processo. É prático, rápido e eficaz para a resolução de problemas. Mais um meio que a Prefeitura criou para se relacionar e atender o cidadão ibitinguense”, explicou Naira Paschoal.
 
Fonte: Prefeitura de Ibitinga
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://portalternura.com.br/.